Notícias
Ensino Superior
Agronomia pelo Pronera celebra formatura de 50 alunos no Rio Grande do Sul
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) conclui mais um curso de Agronomia no Rio Grande do Sul, e forma 50 alunos de 11 estados do país. A cerimônia virtual de colação de grau ocorreu na noite de 22 de dezembro. Esta é a segunda turma especial, viabilizada por meio de parceria entre o Incra, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e o Instituto Educar.
O evento - transmitido na rede social da universidade -, contou com a participação remota dos estudantes, professores e equipes parceiras. “O Incra parabeniza todos os formandos. Acreditamos que o acesso à educação dos beneficiários da reforma agrária e demais públicos atendidos pelo Pronera contribuirá para o desenvolvimento sustentável de suas regiões e comunidades”, afirmou a superintendente substituta do Incra/RS, Raquel May Chula.
O grupo é composto por jovens de 49 municípios, situados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Tocantins. Os estudos iniciaram em 2015, em regime de alternância entre períodos escolares realizados na universidade e na comunidade de origem.
“É um processo de formação includente, qualificado e comprometido com o desenvolvimento rural sustentável nas suas múltiplas dimensões”, avalia o coordenador adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Alfredo Castamann – professor escolhido como um dos paraninfos da turma.
Segundo ele, em consonância com a proposta do projeto pedagógico do curso, os recém graduados poderão trabalhar em todas as áreas da Agronomia, “pautando-se em valores humanísticos, em princípios éticos, com capacidade de comunicação e com visão socioambiental e econômica”. Eles estão capacitados para atuar de forma integrada com outras áreas do conhecimento.
Novos horizontes
A formação técnica e científica em Agronomia, com ênfase na Agroecologia, foi destaque para os educandos. “O curso possibilitou elementos para enxergar as potencialidades dos agricultores e propor alternativas para melhorar o que já mantemos em produção de subsistência, voltada à alimentação saudável, bem-estar e autonomia. Os conhecimentos adquiridos vão auxiliar na manutenção de sistemas agroflorestais e na prática da agroecologia que sempre foram priorizados na comunidade em que vivo”, afirma Valtemir Santos Nascimento, morador do quilombo Ronco Abóbora, localizado em Camumu (BA).
Único representante quilombola na turma, ele comemora a graduação universitária aos 30 anos e diz ter orgulho de ser o primeiro a concluir ensino superior em sua comunidade. “Pelo Pronera, me tornei melhor não só profissionalmente, mas como pessoa. Estou realizado”, celebra Nascimento, que também é Técnico em Meio Ambiente. Entre os planos, enquanto faz seleções para o mestrado, ele aguarda o intercâmbio de dois anos no Haiti, para o qual foi selecionado a partir do curso de Agronomia, e onde deverá trabalhar na área de reflorestamento e quintais para autoconsumo.
Ana Carolina Diniz Ferrari, natural de Itaquiraí (MS), se inspirou na experiência de cultivo de sementes crioulas de milho, mantida pelos pais no assentamento onde moram, para compor o trabalho de conclusão do curso. “Durante a alternância, é possível ficar mais perto de casa e manter o vínculo com a nossa realidade, pois não precisamos nos desligar do município nem do assentamento”.
A primeira turma de Agronomia promovida pelo Pronera em parceria entre Incra, UFFS e Instituto Educar finalizou há dois anos, com a graduação de outros 48 estudantes, e a terceira está em andamento com aulas on-line.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / (51) 3284-3311
imprensa@poa.incra.gov.br
Incra Rio Grande do Sul
facebook.com/IncraRS