Notícias
Agricultores da reforma agrária doam toneladas de alimentos em Santa Catarina
Em razão da pandemia por covid-19, os agricultores assentados em Santa Catarina têm se mobilizado, nas últimas semanas, para a doação de alimentos às famílias em vulnerabilidade social de diferentes localidades. Somados, os assentamentos já destinaram, por meio de suas cooperativas, mais de 15 toneladas de legumes, frutas, verduras, grãos e leite.
Na ação mais recente, realizada dia 29 de abril, foram doados mais de uma tonelada de alimentos do assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos para o hospital Maicé, em Caçador.
No Extremo Oeste do estado, outra ação também beneficia hospitais. A Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste) iniciou, em abril, a doação de leite aos pacientes do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, e do Hospital São Lucas de Guaraciaba, no município de Guaraciaba. Segundo o presidente da cooperativa, Sebastião Vilanova, serão mais de três mil litros de leite entregues nos próximos três meses.
Assistência social e periferias
Em outras regiões, as doações dos assentamentos são direcionadas à assistência social das prefeituras. No dia 24 de abril, a Secretaria de Assistência Social de Mafra, no Planalto Norte catarinense, recebeu 600 quilos de alimentos do assentamento Herança do Contestado.
As famílias destinaram abóbora, aipim, batata doce, pepino, morango, chuchu, feijão preto, mexerica e laranja que, segundo a secretária Kátia Borges Saliba, serão encaminhados às entidades atendidas pela prefeitura.
“Mesmo com todas as dificuldades que vocês vêm enfrentando, como a seca e a dificuldade de comercialização, ainda assim fazem esta ação de solidariedade, doando a quem mais precisa. Muito obrigada em nome da prefeitura de Mafra e das entidades beneficiadas”, agradeceu a secretária no ato da entrega.
Em Dionísio Cerqueira, a assistência social do município recebeu da Cooperativa de Produção Agropecuária União do Oeste (Cooperunião) alimentos e produtos do Assentamento Tracutinga (Conquista na Fronteira).
A doação direta em periferias urbanas e a outras entidades organizadas de assistência social também estão sendo realizadas. Em Campos Novos, o assentamento 30 de Outubro doou 500 quilos de alimentos nos bairros Pedacinho do Céu e Aparecida.
Em Lebon Régis, a Cooperativa dos Assentados da Região do Contestado (Coopercontestado) e a Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização União do Oeste (Cooproeste) doaram cinco toneladas de alimentos. E os assentamentos dos municípios de Correia Pinto e Ponte Alta, reuniram 1,5 toneladas de alimentos frescos e processados para a paróquia Sagrada Família, em Lages.
Assessoria de Comunicação do Incra/SC
(48) 3733-3557
comunica.sc@fns.incra.gov.br
incra.gov.br/sc
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc