Notícias
Titulação
Ação de entrega de títulos definitivos continua na Bahia
Famílias em Jaguaquara (BA) comemoram o seu título definitivo - Foto: Incra/BA
Famílias do assentamento Wilson Furtado, situado no município de Jaguaquara, região Sudoeste da Bahia, foram contempladas com 48 Títulos de Domínio (TDs) nesta quinta-feira (21). Isso representa 70% da área titulada. Assim, totaliza-se 485 títulos definitivos em mãos de agricultores, desde a agenda de entrega simbólica de 938 TDs ocorrida dia 28 de setembro, em Teixeira de Freitas.
Equipes do Incra na Bahia já percorreram oito assentamentos localizados em sete municípios do estado. Elas recolhem assinaturas nos títulos originais, que seguem para registros em cartório, entregam uma cópia do documento junto com a planta e o memorial descritivo do lote.
Entre os beneficiários da reforma agrária titulados de forma definitiva estão 108 famílias dos assentamentos Amaralina, no município de Vitória da Conquista, e Mumbuca Canaã, em Encruzilhada. Ambos também ficam na região Sudoeste, como o Wilson Furtado.
Amaralina
“A titulação definitiva está resolvendo questões emblemáticas na Bahia, como é o caso dos 71 TDs entregues no Amaralina e dos títulos tão esperados pelas famílias do Wilson Furtado”, frisa o superintendente regional do Incra no estado, Paulo Emmanuel Alves.
No Amaralina, por exemplo, além das 71 famílias beneficiadas, mais 41 estão aptas a ter o título definitivo emitido, o que deve acontecer em até seis meses. De acordo com o gestor, as ações de entrega continuam na Bahia.
Os agricultores comemoram. “O título definitivo é um sonho realizado, pois agora sei que a terra é minha”, pontua Maria Nilza Ferreira, 56 anos. Ela planeja ampliar sua produção de orgânicos no Amaralina. José da Silva, 67 anos, espera há 24 anos pelo título. “Além de dar a certeza de que é nosso, o documento garante que vou deixar a terra para meus filhos”, destaca Silva.
Outras áreas
Além do Wilson Furtado, Amaralina e Mucambo Canaã, os TDs beneficiaram 329 famílias que vivem no Extremo Sul da Bahia. Foram 220 títulos definitivos entregues no Rosa do Prado, que fica no município de Prado; 69, no Maravilha, no município de Eunápolis; 16 no Chico Mendes II, situado em Porto Seguro; 20 no Nova Deli, no município de Jucuruçu; e 4 no Guaíra, em Prado.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
imprensa.ba@incra.gov.br
www.gov.br/incragov.br/incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais/bahia
www.facebook.com/incra.ba