INCA: 80 anos de história na saúde pública do Brasil
Em 1937, quando da criação do então chamado Centro de Cancerologia, ninguém poderia pensar que a instituição pioneira no combate ao câncer teria uma vida tão longa e profícua, tornando-se referência nacional no controle da doença. Sua criação deveu-se ao aumento da mortalidade pela doença, mas sua vocação ultrapassava – e muito – os limites da assistência. Transformou-se na maior instituição pública de referência no tratamento da doença no País e no centro de desenvolvimento de programas nacionais para o controle do câncer.
Ao longo dos anos, o Instituto Nacional de Câncer expandiu sua atuação nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e vigilância do câncer. São mais de 80 anos de ações e projetos inovadores, todos desenvolvidos no âmbito da saúde pública. Mas o INCA quer fazer mais e ainda melhor. A expectativa é a de concretizar o sonho de ter no seu novo Campus o mais moderno centro de desenvolvimento científico e de inovação para o controle do câncer do Brasil: uma área que vai concentrar todas as atividades do Instituto num só endereço.
Criada em 2017, esta mostra virtual foi desenvolvida em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, com o objetivo de celebrar e resgatar a memória histórica e iconográfica do Instituto. Com a mostra você irá explorar as primeiras iniciativas do combate ao câncer no Brasil e registrar a contribuição de alguns personagens fundamentais para que o INCA completasse oito décadas de dedicação ao controle do câncer. Apresenta, ainda, o cenário contemporâneo do Instituto que, em consonância com as diretrizes do SUS que procura, de forma inovadora, equânime e universal, vislumbrar seus próximos desafios.
Confira algumas fotos icônicas dessa trajetória abaixo e acesse a exposição completa no site do Centro Cultural do Ministério da Saúde (abre em uma nova janela).