Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) celebra o carnaval com um compromisso solidário: incentivar doações de sangue e plaquetas, que costumam cair pela metade durante os dias festivos. A 19ª edição do Bloco da Solidariedade será nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 11h, no Banco de Sangue do INCA, e tem como padrinhos o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo.
Com música e dança, o evento dará início à campanha para estimular as doações ao longo da semana que antecede o feriado. A iniciativa é essencial para garantir estoques sustentáveis de sangue e plaquetas, que abastecem as quatro unidades do Instituto. "A demanda continua nos dias de festa, mas as doações caem drasticamente. O Bloco da Solidariedade é uma forma de sensibilizar a população sobre a importância desse gesto", afirma Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia.
Neste ano, o bloco vai contar com a presença do grupo de percussão Batuquebato. O evento incluirá uma exposição fotográfica retrospectiva, relembrando momentos marcantes das edições anteriores.
"O carnaval é um momento de celebração e união, e não há forma mais bonita de viver esse espírito do que ajudando o próximo. Convidamos todos a fazerem esse gesto de empatia e responsabilidade, garantindo que nossos pacientes continuem recebendo o tratamento necessário", afirma o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.
A campanha será realizada de segunda a sexta-feira, e as doações de sangue e plaquetas poderão ser feitas das 7h30 às 14h30. No sábado, 1º de março, haverá apenas coleta de plaquetas, com horário agendado, entre 8h às 11h. Nos demais dias do carnaval, o serviço permanecerá fechado, retomando o atendimento normal na quinta-feira, dia 6.