Notícias
Ensino
INCA oferece 23 vagas no Programa Move La América
O INCA oferece 23 vagas no Programa Move La América, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para estudantes da América Latina e Caribe, com vínculo em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras. O Programa de Pós-Graduação em Oncologia (PPGO) do Instituto disponibilizará 16 vagas; e o Mestrado Profissional em Saúde Pública e Controle de Câncer, sete vagas. As modalidades de bolsas são de mestrado (15) e doutorado (8) sanduíche no Brasil contemplando estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, disciplinas da Pós-Graduação, sempre relacionadas à própria área de atuação. As inscrições estão abertas até 8 de agosto, na página da Capes.
O Programa Move La América é uma ação da Capes para internacionalizar a pós-graduação brasileira, atraindo pesquisadores dos outros países da América Latina e das nações caribenhas com a concessão de bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que complementem seus estudos no Brasil.
Entre agosto e setembro, haverá uma segunda etapa de seleção interna pelas equipes do INCA. Os resultados serão divulgados em 19 de setembro. O cronograma segue até 26 de novembro, data prevista para a divulgação final.
Os selecionados receberão bolsas com mensalidades de R$ 2,1 mil, no caso de mestrado, e R$ 3,1 mil, de doutorado, além de auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde. A duração das bolsas poderá ser de 2 a 6 meses para mestrado e de 2 a 12 meses para doutorado.
O Instituto vem atuando no incentivo da parceria entre os países para promover o avanço na pesquisa em câncer. O PPGO, com avaliação de excelência pela Capes, tem recebido estudantes da América Latina e Caribe e de outros países em seus laboratórios e realizado parcerias internacionais em suas ações. “O INCA oferece laboratórios com um parque de equipamentos e instalações extremamente modernos, que permitem o desenvolvimento de pesquisas utilizando as técnicas mais atuais. Nossos pesquisadores são altamente produtivos e possuem colaborações internacionais com os principais centros oncológicos mundiais”, afirma Luis Felipe Pinto, coordenador do PPGO.
Além disso, os hospitais do INCA atendem um grande volume de pacientes, de modo que projetos de pesquisa e ensino podem ser desenvolvidos em praticamente qualquer tipo de câncer. O INCA possui ainda um biobanco automatizado que garante a coleta e qualidade de amostras e dados clinicopatológicos de alta qualidade, e que também podem contribuir com as atividades científicas. “Essa é uma excelente oportunidade para fortalecermos a parceria com os países da América Latina e Caribe. Temos instituições de referência internacional que podem colaborar umas com as outras para juntos avançarmos no controle do câncer”, acrescenta o pesquisador.
As vagas oferecidas pelo INCA são em diversas áreas relacionadas à pesquisa em câncer, como Bioinformática e Biologia Computacional; Carcinogênese molecular; Hemato-oncologia molecular; Genética e Biologia Funcional de Tumores; Terapia Celular e Gênica; Epidemiologia Clínica; Epidemiologia e Cuidados Paliativos, dentre outras.
Saiba mais sobre as vagas oferecidas pelo INCA e os requisitos para os candidatos.