Notícias
Cooperação
INCA e Iarc lançam centro de aprendizagem regional
A diretora-geral da Iarc, Elisabete Weiderpass, e o coordenador de Pesquisa e Inovação do INCA, João Viola.
O INCA e a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) estão criando o Centro de Aprendizagem Iarc-Brasil para aprimorar as habilidades de pesquisadores e profissionais, além de promover pesquisas e atividades colaborativas de prevenção e controle do câncer no Brasil e na América do Sul, além dos países de baixa e média renda de língua portuguesa. O termo de cooperação para a criação do Centro foi assinado dia 16 de maio, na Iarc, em Lyon, na França.
No ato, estiveram presentes a diretora-geral da Iarc, Elisabete Weiderpass, o coordenador de Pesquisa e Inovação do INCA, João Viola, representando a Direção-Geral do INCA, junto ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do INCA, Luis Felipe Pinto, e de pesquisadores de ambas as instituições. O diretor-geral do INCA, Roberto Gil, participou da cerimônia on-line. “É preciso celebrar essa parceria entre o INCA e a Iarc, reconhecendo os papéis centrais desses atores para o Brasil, a América Latina e outros países do mundo, como os lusófonos”, comemorou o diretor-geral. “Gostaríamos de agradecer a todos que trabalharam para esse projeto acontecer, porque, quanto mais atuamos no controle do câncer, mais constatamos o quanto é fundamental unirmos nossos esforços e compartilharmos conhecimento para seguirmos em busca da excelência”, acrescentou João Viola.
A parceria baseia-se num memorando de entendimento assinado entre o INCA e a Iarc, em 2023, prevendo colaboração na organização de cursos e outras atividades de capacitação e treinamento em prevenção e controle do câncer. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para o desenvolvimento e a excelência nos diversos campos de prevenção e controle do câncer no Brasil - por exemplo, a pesquisa e a epidemiologia -, podendo expandir-se para a América Latina e outros países o mundo”, celebra Luis Felipe Pinto.
As principais atividades do Centro de Aprendizagem serão duas escolas de verão destinadas a pesquisadores e profissionais de saúde do Brasil, de países vizinhos e de países de baixa e média renda de língua portuguesa. O INCA, a Iarc e as instituições colaboradoras no Brasil também podem organizar conjuntamente outras ações de capacitação, como módulos específicos ou cursos no âmbito de ações existentes, como a Iniciativa Global da Iarc para o Desenvolvimento do Registro de Câncer ou o Programa de Triagem do Câncer da Iarc em Cinco Continentes. “Estamos muito felizes com a criação do Centro de Aprendizagem Iarc-Brasil, que é uma prioridade para nós. Muito obrigada por colocarem toda essa experiência e conhecimento acumulado a serviço do aprimoramento do controle de câncer no Brasil, na América Latina e em outros países do mundo”, disse Elisabete Weiderpass.
A Iarc estabeleceu anteriormente um centro de aprendizagem com o Centro Nacional do Câncer da China para treinar pesquisadores naquele país e no sudeste da Ásia.