Notícias
Pesquisa
INCA sedia curso global sobre genômica de células únicas para América Latina e Caribe
O INCA abrigará o evento científico "Single Cell Genomics - Latin America and The Caribbean", promovido e subsidiado pela Wellcome Connecting Science, instituição sediada na Inglaterra. A edição de 2023 incluirá treinamento prático sobre as mais recentes metodologias e aplicações para a análise de ácidos nucleicos (DNA e RNA) de células individuais (ou células únicas: são termos relacionados à análise feita célula por célula), que tem sido fundamental para os estudos de genômica (ramo da ciência que estuda o material genético que compõe os cromossomos de um indivíduo). Esse tipo de estudo tem relevância crescente para os avanços nas pesquisas oncológicas, o que motivou a parceria com o Instituto. O treinamento será realizado de 28 de julho a 4 de agosto, nos laboratórios da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPQI) do INCA, e é destinado a cientistas em início e meio de carreira, estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado de países latino-americanos, que estão envolvidos ou planejam se envolver em pesquisas de células únicas.
Nos últimos anos, a aplicação de técnicas que utilizam sequenciamento de células únicas tornou-se cada vez mais comum em diversas áreas de pesquisa. Esse tipo de sequenciamento pode ser usado para estudar muitos aspectos da biologia de um organismo, tanto na saúde quanto na doença, e os resultados desses estudos contribuem imensamente para o avanço da compreensão dos organismos. “Na pesquisa em câncer, as tecnologias de sequenciamento de célula única permitem que os cientistas examinem células individuais dentro de um tumor, fornecendo uma compreensão mais abrangente de seu desenvolvimento e progressão, e ainda podendo ajudar a identificar como os tumores podem ser tratados de forma mais eficaz”, explica Patricia Possik, pesquisadora do INCA e uma das responsáveis pela organização do evento.
Segundo Mariana Boroni, também pesquisadora do Instituto e organizadora do treinamento, há interesse crescente entre os cientistas e uma necessidade primordial de capacitação para tecnologias de célula única. No entanto, falta infraestrutura, financiamento limitado e pouca experiência prática relevante para a aplicação dessas tecnologias avançadas na América Latina. “Portanto, este curso curto irá contribuir com o desenvolvimento de capacidades na América Latina”, argumenta.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de abril. O evento será realizado das 8h30 às 19h, de forma presencial, com conteúdo prático e teórico. Obtenha mais informações sobre as inscrições e programação.