Notícias
Controle do câncer
Desafios na detecção precoce e no tratamento do câncer de cabeça e pescoço são temas de webinar do INCA
Da capacitação dos profissionais da atenção básica na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de boca, passando pelo tratamento e pelos desafios atuais e futuros do câncer de cabeça e pescoço. Esses e outros temas serão debatidos no seminário virtual (webinar) Câncer de Cabeça e Pescoço – Desafios e Perspectivas, promovido pelo INCA, quinta-feira, 15, às 15h.
O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.
Tabagismo, etilismo (cerca de 80% dos casos) e infecção pelo HPV são os fatores de risco mais frequentes para esse tipo de câncer. Também são fatores associados a má higiene bucal e a desnutrição.
Os sintomas podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, esses sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas. Quando duram mais que 21 dias é um sinal de alerta.
As lesões iniciais têm um prognóstico melhor. Já nos estágios avançados, a sobrevida pode cair para menos de 50% em 5 anos. A prevenção inclui hábitos saudáveis , como evitar fumo e álcool. O fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Se associado ao consumo de álcool, sobe para dez vezes.
O webinar terá apresentações sobre a morbimortalidade por esse tipo de câncer, perspectivas de diagnóstico precoce da doença e de tratamento, testemunho de paciente e também debate com representantes de organizações governamentais e não-governamentais.
Programação
DIA 15/7/21 (Quinta-feira)
15H Abertura
Ana Cristina Pinho – Diretora-Geral do INCA
Gelcio Mendes Quintela - coordenador de Assistência do INCA
Liz Maria de Almeida – Coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA
Mariana das Neves Sant'Anna Tunala – coordenadora-geral substituta da coordenação-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS)
15h15 Câncer de cabeça e pescoço: desafios atuais e futuros
Marianna de Camargo Cancela - Divisão de Vigilância e Análise de Situação da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) – INCA
15h30 Tratamento do câncer de cabeça e pescoço
Fernando Dias - Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Coordenação de Assistência do INCA
15H45 A importância da capacitação dos profissionais da atenção básica na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca
Adriana Atty - Divisão de Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) - INCA
16h Relato de experiência
Mara Demier - Cirurgiã-dentista
16h10 Debate
Águida Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral
Antonio Gonçalves, professor titular da Santa Casa e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Andréa Reis, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) – INCA
Ana Beatriz De Souza Paes, Assessora Técnica da Coordenação-Geral de Saúde Bucal Do Ministério da Saúde (CGSB /MS)
Mediadora: Natashi Franco – jornalista TV BandRio
17h Encerramento