Defesas
Baixe neste link toda a documentação necessária para a Defesa (Formulários, Procedimentos, Modelos, etc...).
Composição da Banca
A banca examinadora será composta da seguinte maneira:
- Mestrado: 3 membros titulares e 2 suplentes, sendo no mínimo 1 titular externo, 1 titular interno e 1 suplente externo.
- Qualificação: 3 membros titulares e 2 suplentes, sendo no mínimo 1 titular externo, 1 titular interno e 1 suplente externo.
- Doutorado: 4 membros titulares e 2 suplentes, sendo no mínimo 1 titular externo, 1 titular interno, 1 suplente externo
O aluno deverá entregar a sugestão de banca no formulário de agendamento assinado pelo respectivo orientador com prazo máxiimo de 30(trinta)dias antes da defesa, para ser encaminhado à Comissão de Pós-Graduação para avaliação. Após aprovação da banca pela Comissão, a Secretaria de Pós-Graduação enccaminhará um e-mail com a carta convite, que deverá ser encaminhada junto aos exemplares aos devidos membros.
Prazo
O aluno de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes critérios para inicio do processo de defesa de dissertação e tese:
- Mestrado: pelo menos 12 meses e 20 créditos cursados
- Qualificação: obrigatório para alunos de Doutorado entre 24 a 30 meses após a data de matrícula
- Doutorado: pelo menos 18 meses, 30 créditos cursados e preferencialmente ter publicado um trabalho de pesquisa original em periódico indexado com índice de impacto igual ou superior ao estrato B1 do Qualis da área Medicina I da CAPES, como primeiro autor, no tema de sua tese.
Após a entrega do formulário de agendamento, o aluno terá até 30 dias a partir da aprovação de sua sugestão de banca pela Comissão de Pós-Graduação, para a realização da defesa.
O aluno que defender a tese em até 30 meses estará isento da defesa de qualificação
Critérios de Avaliação
A sessão de defesa da dissertação de Mestrado, Qualificação e da tese de Doutorado deve ser realizada de acordo com os procedimentos previamente estabelecidos pela respectiva Comissão de Pós-Graduação.
A arguição, após exposição de no máximo 30 minutos (para Mestrado) e 45 minutos (para Doutorado e Qualificação) realizada pelo candidato, será em sessão pública. Imediatamente após o encerramento da arguição da dissertação, qualificação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento, considerando o candidato aprovado ou reprovado.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores. A banca julgadora deve apresentar relatório de possíveis modificações ao aluno (caso seja necessário), que deverá entregar a versão final da dissertação ou tese no prazo máximo de 60 dias contados a partir da data da defesa.
A cópia da Ata de defesa e a declaração de conclusão da dissertação ou da tese só serão entregues após o aluno concluir todo processo de defesa, incluindo a entrega da versão final.
No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.
Em caso de reprovação, o aluno terá a matrícula automaticamente cancelada.