Prevenção da iniciação
A Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT), primeiro tratado internacional de saúde pública da história da humanidade tem como objetivo proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no mundo, aproximadamente 38 milhões de crianças (de 13 a 15 anos) usaram tabaco em 2018, destas 13 milhões são meninas e 25 milhões são meninos (WHO, 2021). Constata-se que crianças, adolescentes e jovens têm sido expostos cada vez mais precocemente ao tabagismo. A prevenção da iniciação está prevista na referida Convenção que, em seus princípios norteadores, reforça o direito das pessoas à informação sobre a gravidade dos riscos decorrentes do consumo de tabaco; o direito de acesso aos mecanismos de prevenção à iniciação e de apoio para o tratamento para parar de fumar; além da proteção de toda pessoa contra a exposição à fumaça do tabaco.
A maioria dos adultos que fumam regularmente no Brasil iniciaram antes dos 19 anos de idade. Por esse motivo a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica.
Não obstante, os fabricantes de produtos derivados de tabaco desenvolvem estratégias diversas para aliciar adolescentes e jovens para repor o seu mercado consumidor. Nesta perspectiva ações de promoção da saúde e de prevenção são extremamente importantes.
Para conter a epidemia do tabagismo é necessário adotar inúmeras estratégias. Dentre elas é preciso avançar no controle de vendas para menores; oferecer acesso a programas de educação e conscientização sobre os riscos que os produtos derivados de tabaco acarretam à saúde, bem como oferecer programas de formação específicos voltados aos profissionais da saúde, da educação e outros.
É importante conscientizar o público sobre as questões relacionadas ao controle do tabaco assegurando o direito à saúde a todos, em especial, às crianças, adolescentes e jovens.
Referências
WHO. WHO global report on trends in prevalence of tobacco use 2000–2025, fourth edition. Geneva: World Health Organization, 2021. Available at: https://www.who.int/publications/i/item/9789240039322. Access in: 25 abr. 2022.