Fumaças de motores a diesel
O óleo diesel é um combustível derivado do petróleo, bastante utilizado em equipamentos e automóveis. Os gases provenientes da exaustão de motores a diesel são constituídos por uma mistura de compostos gasosos (tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) e material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros) que, ao serem inalados, podem provocar o desenvolvimento de doenças (IARC, 2014; INCA, 2012; INCA, 2021).
Trata-se de uma das principais fontes de energia de veículos automotores e mais importantes combustíveis comercializados no Brasil, gerando energia para equipamentos e veículos que necessitam de grande potência, ao mesmo tempo que vem conquistando o mercado de veículos de carga leve (IARC, 2014). Por esta razão há uma crescente preocupação quanto à exposição aos gases e vapores liberados pelos equipamentos e veículos que utilizam motores a diesel como fonte de energia, uma vez que os produtos da sua exaustão são prejudiciais tanto à saúde humana quanto ao ambiente (INCA, 2021).
Formas de exposição
No trabalho:
Os profissionais mais expostos a fumaça de motores a diesel, principalmente por via inalatória, são aqueles que prestam serviços relacionados ao tráfego rodoviário, transporte de cargas e de passageiros, embarcações, locomotivas, geração de energia, máquinas para construção civil e agrícolas, transporte de equipamentos pesados e vários setores industriais
No ambiente:
Além da exaustão de veículos automotores, há também a liberação de vapores de outros equipamentos que utilizam motores a diesel, como geradores de energia ou equipamentos industriais.
A exposição ocupacional é muito preocupante já que muitas vezes os trabalhadores são expostos a concentrações maiores das substâncias químicas do que a população em geral.
Principais efeitos à saúde
Efeitos agudos:
Tontura, vômito, pneumonia química, irritação de pele, do trato digestório e mucosas, sensação de ardência nos olhos, lacrimejamento, náusea, diarreia, perda de memória.
Efeitos crônicos:
Doenças cardiovasculares, perda de memória, dificuldade de concentração, perturbações no sono, tremores, cefaleia, câncer de pulmão e de bexiga.
Medidas de controle
As medidas de prevenção incluem a implementação de um Plano de Controle de Poluição em veículos, conforme disposto na Resolução do CONAMA (418/2009), realizar o monitoramento da qualidade do ar nas cidades, desenvolvimento de um sistema de transporte sustentável e fiscalizar as conversões ilegais de motores dos veículos.
Referências Bibliográficas
INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. Diesel and gasoline engine exhausts and some nitroarenes. Lyon, France: IARC, 2014. (IARC Monographs on the evaluation of the carcinogenic risk to humans, v. 105).
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho. Rio de Janeiro: INCA; 2012.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2021.