Atividade Física
Realizar atividades físicas como parte da rotina diária, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar contribuirão para a proteção contra o câncer.
Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para começar e/ou aumentar a atividade física no dia a dia. Aquelas modalidades sistematizadas ou que demandem a contratação de serviços como as que que são realizadas em academias podem ser opções, mas não são as únicas.
A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.
Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você gostar. A duração (tempo) e a intensidade ('esforço') tornam-se mais alguns elementos, não os principais.
É importante limitar hábitos sedentários como assistir à televisão, usar por muito tempo celular, tablet e computador ou jogar videogame.
Conheça os documentos - Atividade Física e Câncer: recomendações para prevenção e controle, que possui o objetivo de aproximar a população brasileira e os profissionais de saúde das melhores e mais recentes evidências científicas sobre os benefícios da prática da atividade física na prevenção e controle do câncer e - Recomendações de atividade física durante e após tratamento oncológico, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para fundamentar a prática clínica de profissionais de saúde, em especial aqueles envolvidos nas áreas de oncologia e de promoção da atividade física para pessoas maiores de 18 anos que têm ou tiveram câncer.
Ambos foram produzidos pelo INCA, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).
E também o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, nele você encontra muitas informações e dicas que poderão contribuir para uma vida fisicamente ativa.
Veja também dicas sobre atividade física, alimentação saudável e peso corporal, esclareça mitos e verdades e acesse publicações sobre os temas.