Alimentação
Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e incluir alimentos regionais. Além disso, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas ajudam a evitar a doença.
Confira nos itens abaixo as recomendações sobre alimentação e prevenção de câncer. Após o tratamento, pessoas que tiveram diagnóstico de câncer, incluindo àquelas livres da doença, também devem seguir essas recomendações. Cuidar da alimentação, praticar atividade física, buscar manter o peso adequado e evitar bebidas alcoólicas é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer.
Veja também dicas para uma alimentação saudável, os mitos e verdades sobre prevenção de câncer, publicações e vídeos sobre o tema.
Na publicação Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global. Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira estão disponíveis as evidências e recomendações do INCA para a prevenção de câncer.
Utilize o Guia Alimentar para a População Brasileira como fonte confiável de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável.
Confira também as recomendações referentes ao consumo de bebidas alcoólicas, peso corporal e atividade física.