Quimioterapia
-
-
O que é quimioterapia?
Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. Para mais informações, leia a página sobre Quimioterapia.
-
Como é administrada a quimioterapia?
O tratamento é administrado por enfermeiros especializados, podendo ser feito das seguintes maneiras:
- Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. Pode ser feito em casa.
- Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), dentro do soro.
- Intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.
- Subcutânea (pela pele): a medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele.
- Intracraneal (pela espinha dorsal): menos frequente, podendo ser aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou no centro cirúrgico.
- Tópico (sobre a pele ou mucosa): o medicamento (líquido ou pomada) é aplicado na região afetada.
-
Quanto tempo demora todo o tratamento de quimioterapia?
A duração do tratamento é planejada de acordo com o diagnóstico de cada paciente e varia em cada caso. Ainda que o paciente não sinta qualquer mal-estar, as aplicações de medicamento não devem ser suspensas. Somente o médico indicará o fim do tratamento.
-
Quais os efeitos colaterais da quimioterapia?
Alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer. Busque orientação do seu médico, em consulta e de um enfermeiro da Central de Quimioterapia.
- Fraqueza;
- Diarreia;
- Feridas na boca;
- Queda de cabelos e outros pelos do corpo;
- Enjoo;
- Vômitos.
-
É necessário mudar a rotina diária durante o tratamento?
O paciente pode manter as atividades normais, se resguardando de lugares abafados, fechados, aglomerações e contato com pessoas que estejam com algum tipo de infecção contagiosa.
-
Existem cuidados especiais para o paciente em tratamento de quimioterapia?
Ao fazer a barba, o paciente deve ter cuidado para não se cortar (se possível, usar barbeador elétrico). Nas mãos, não retirar cutículas e cuidado ao cortar as unhas. Caso sinta ressecamento da pele ou descamação, pode passar hidratante que não contenha álcool. Não usar desodorantes que contenham álcool. Alguns medicamentos, quando administrados fora da veia, podem causar lesões, que, quando não tratadas, podem causar algumas complicações. Caso o paciente sinta qualquer desconforto na veia que está recebendo a quimioterapia, deve chamar o enfermeiro imediatamente.
-
Em que situações o paciente em tratamento quimioterápico deve procurar o médico?
O paciente deve retornar ao hospital imediatamente em caso de:
- febre, igual ou acima de 37,8°C;
- vômitos, diarreia ou prisão de ventre que não passam com os remédios que estão na receita médica.
A cada retorno, o enfermeiro ou médico devem ser informados sobre tudo o que o paciente sentiu depois que recebeu a Quimioterapia.
-
O que é quimioterapia?