Exame Nacional de Residência (Enare)
-
-
O que é o Enare?
O Exame Nacional de Residência, também conhecido como Enare, é processo unificado realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ele tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. Essas oportunidades acontecem por meio de adesões de diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos.
-
Quais programas de ensino do INCA farão parte do Enare?
A mudança abrange os Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde (Uni e Multiprofissional). Para os outros cursos (atualização, aperfeiçoamento, capacitação, técnico, fellow, mestrado e doutorado), o processo seletivo continuará sendo organizado pela instituição.
-
O Enare é promovido pela Ebserh. Isso significa que outras áreas do INCA também serão transferidas para esta empresa pública?
Não. Os programas do INCA foram convidados a aderir ao processo unificado assim como outras instituições que possuem bolsas de residência financiadas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde.
A ideia é que todos os programas com bolsas de residência financiados por estes órgãos façam a adesão ao processo unificado.
-
Quais os benefícios do Enare?
O Enare pretende democratizar o acesso dos estudantes, com a aplicação de provas em todo o País e em data única, uma vez por ano.
Em 2024, a previsão é de a aplicação das provas ocorra em mais de 60 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais e cidades estratégicas no interior!
Por ser um exame nacional, há como benefício um maior potencial de atração de talentos de fora do Rio de Janeiro, que poderão fazer a prova em seus próprios estados.
A adesão e o processo são gratuitos para a instituição e a maior parte da carga burocrática da seleção fica por conta da empresa contratada pelo Enare, que neste ano será a FGV.
-
Como o sistema de escolha de vagas e a classificação do Enare funcionam?
O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. As melhores notas ganham destaque em relação às menores, o que define quem ocupará as vagas disponíveis.
Após a divulgação das notas, há uma primeira oportunidade, na qual o candidato escolherá uma Instituição que possui vaga para o programa de residência que ele escolheu no ato da inscrição do Enare.
O candidato que não for classificado na primeira oportunidade, terá uma segunda chance para escolher uma Instituição que ainda possuir vaga não preenchida para o programa de residência escolhido no ato da inscrição.
O candidato que, ainda assim, não for classificado, terá uma terceira oportunidade, para escolher uma Instituição que possua vaga não preenchida para o programa escolhido inicialmente. Caso o candidato não preencha uma vaga ofertada na terceira oportunidade, ele participará do cadastro de reserva da Instituição escolhida e do cadastro de reserva nacional.
-
O Enare tem sistema de cotas?
Sim, os candidatos podem concorrer às vagas destinadas às ações afirmativas no Enare.
Nos Programas de Residência com 5 (cinco) vagas ou mais, 10% delas são reservadas para candidatos qualificados como Pessoa com Deficiência (PCD).
Já para os candidatos qualificados como Negros (Pretos ou Pardos) são reservadas 20% das vagas nos Programas com 3 (três) vagas ou mais.
Também há reserva de vagas para os candidatos que se autodeclararem indígenas (5% das vagas) ou quilombolas (5% das vagas), nos Programas de Residência com número de vagas igual ou superior a 10 (dez).
-
Quem será responsável pelo Edital do Enare?
A empresa contratada pelo Enare será responsável pelos editais e estudos técnicos; divulgação; inscrições; elaboração, aplicação e correção de provas; bancas de hetero-identificação; perícia médica; relatórios; e respostas aos recursos e aos processos de judicialização.
Ao INCA, caberá dar ampla publicidade ao processo e efetuar a matrícula dos aprovados, a gestão acadêmica e os cadastros em sistemas internos e externos.
Editais já publicados:
Edital Residência Médica
Edital Residência Uni e Multiprofissional -
É possível fazer correções no edital?
Há 3 períodos de ajustes para as instituições fazerem correções nos programas e vagas do edital. Só é possível efetuar correções nestes períodos!
É importante lembrar que ao realizar qualquer atualização, a instituição é obrigada a gerar e assinar novo termo de adesão.
Períodos de ajustes:
1º período - 22/07 a 24/07/2024
2º período - 07/10 a 09/10/2024
3º período - 13/01 a 14/01/2025 -
Quem tem acesso ao sistema do Enare?
Ao se inscrever, o candidato tem acesso à Área do Candidato no sistema do Enare.
Atualmente, as instituições cadastradas têm acesso à Área da Instituição, por meio de seu dirigente máximo e substituto, que podem acessar a todos os programas.Os coordenadores da Coreme e da Coremu, seus substitutos e um apoio administrativo para cada comissão também têm senha de acesso ao sistema. Contudo, Coreme tem acesso apenas aos dados dos Programas de Residência Médica e Coremu tem acesso apenas aos Programas de Residência Uni e Multiprofissional.
Por solicitação do INCA, a coordenação do Enare está estudando a possibilidade de viabilizar senhas de acesso aos dois programas para nosso Serviço de Gestão Acadêmica, que é o responsável por efetuar as matrículas no sistema.
-
Quando serão abertas as inscrições do Enare?
O período de inscrição será 7 de agosto a 5 de setembro de 2024.
Elas deverão ser feitas na “Área do candidato” no site do Enare.
-
Quando será a prova do Enare?
A aplicação do Exame está prevista para o dia 20 de outubro de 2024.
-
Quais as outras datas importantes do Enare?
- 20 de dezembro de 2024 - Resultado do exame escrito
- 7 de janeiro de 2025 - Resultado da análise curricular
- 21 a 22 de janeiro de 2025 - 1ª oportunidade
- 24 a 27 de janeiro de 2025 - 2ª oportunidade
- 29 a 30 de janeiro de 2025 - 3ª oportunidade
-
O que é o Enare?