Doação de sangue
-
-
Qual a importância da doação de sangue para o INCA?
A doação de sangue é um compromisso social, pois o sangue é necessário para realização das cirurgias nas unidades hospitalares do Instituto, pacientes em tratamento quimioterápico, pacientes com leucemia ou aqueles que realizaram transplantes no Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO). Para atender à demanda, o Instituto necessita, em média, de 2000 doadores por mês.
-
O que é preciso para doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário). Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
-
É preciso levar algum documento de identidade para a doação de sangue?
Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.
-
Onde doar sangue no INCA?
O Banco de Sangue do INCA está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.
-
É necessário estar em jejum para doar sangue?
O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
-
Quanto tempo dura a doação de sangue?
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.
-
Doar sangue dói?
Percepção de dor é pessoal. É necessário puncionar a veia para retirada do sangue.
-
Quanto tempo organismo leva para repor o sangue doado?
O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 72 horas após a doação.
-
O que é feito com o sangue que doamos?
Após a coleta, a bolsa de sangue é fracionada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames sorológicos. Uma única unidade doada pode beneficiar três pacientes.
-
Quantas vezes por ano posso doar sangue?
Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses).
-
Quem tem diabetes pode doar sangue?
Se a pessoa que tenha diabetes estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela já tenha utilizado insulina, não poderá doar.
-
Tomei vacina para Hepatite B. Posso doar sangue?
A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.
-
Tomei vacina para febre amarela. Posso doar sangue?
Após 4 semanas.
-
Tomei vacina para gripe. Posso doar sangue?
Após 48 horas.
-
A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?
Sim.
-
Quem estiver fazendo tratamento com antibiótico pode doar sangue?
Se o antibiótico for para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.
-
Quem estiver fazendo tratamento com anti-inflamatório pode doar sangue?
Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do anti-inflamatório que você está tomando.
-
Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar sangue?
Sim, mas depende do motivo.
-
Quem tomou analgésico pode doar sangue?
Pode, mas é importante que no dia da doação o doador esteja sem sintomas.
-
Quem faz tratamento para acne pode doar sangue?
Depende do tipo de tratamento. Caso o tratamento inclua o uso de antibióticos ou outros remédios de uso oral, não será possível doar.
-
Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?
Sim. Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.
-
O que acontece se uma pessoa que não sabe se está anêmica quiser doar sangue?
O candidato à doação é atendido por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está apto para doar.
-
O que são situações em que há um maior risco (risco acrescido) para se transmitir doenças através do sangue doado?
Ter parceiros sexuais ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo, usar drogas ilícitas, ter feito sexo em troca de dinheiro ou droga, ter sido vítima de estupro, ser parceiro sexual de pessoa que tenha exame reagente para infecções de transmissão sexual e sanguínea, ter parceiro sexual que recebeu transfusão de sangue no último ano ou faz hemodiálise, dentre outras.
-
O uso de medicamento pode impedir alguém de doar sangue?
O uso de medicamento deve ser analisado caso a caso. Portanto, antes de doar sangue consulte o Serviço de Hemoterapia através dos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.
-
Quem não pode doar sangue?
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue.
-
Qual a importância da janela imunológica para doação de sangue?
A janela imunológica é o período de contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite, entre outros) e a sua detecção nos exames laboratoriais. Nesse período da janela imunológica, os exames de triagem são negativos, mas mesmo assim o vírus pode ser transmitido a partir do sangue doado. Por isso, é importante a sinceridade ao responder as perguntas do questionário feito antes da doação de sangue, para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
-
Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
Não engrossa nem afina o sangue.
-
Há substituto para o sangue?
Não. Ainda não há nenhum substituto do sangue.
-
O que é sangue raro?
É um sangue com característica específica pouco frequente na população e algumas vezes, pode ser uma característica familiar.
-
O que é sangue universal?
Hoje sabemos que não existe sangue universal. Todas as pessoas têm características diferentes e por isso, quando necessitam de transfusão de sangue, precisamos fazer exames antes da transfusão independente do grupo sanguíneo do doador e do receptor.
-
Doar sangue engorda ou emagrece?
Ao doar sangue você não engorda nem emagrece.
-
Doar sangue vicia?
Não. A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência.
-
Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar sangue?
Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue.
-
Pessoas com piercing podem doar sangue?
Sim. Quem colocou o piercing há mais de um ano pode doar sangue, desde que não seja em locais como área genital ou cavidade oral.
-
Grávidas podem doar sangue?
Não. Se o parto for normal, a mulher pode doar depois de três meses. Em caso de cesariana, após seis meses. Se estiver amamentando, aguardar 12 meses após o parto.
-
Quem está gripado pode doar sangue?
Recomenda-se aguardar sete dias após a cura para poder doar.
-
Qual a importância da doação de sangue para o INCA?