Atendimento no INCA
-
-
Como é feito o primeiro atendimento no INCA?
Depende do tipo de câncer, pois, de acordo com a localização do tumor, o atendimento será feito por um determinado serviço, conforme detalhamento a seguir:
Serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral Oncológica (todo o aparelho digestivo), Cirurgia Torácica Oncológica, Ginecologia Oncológica, Mastologia (câncer de mama), Neurocirurgia Oncológica, Tecido Ósseo e Conectivo (cirurgia de tumores malignos ósseos e de partes moles), Hematologia, Dermatologia Oncológica, Urologia Oncológica, Oftalmologia Oncológica, Oncologia e Hematologia Pediátrica, Radioterapia e Braquiterapia
Os agendamentos das avaliações iniciais para moradores do Estado do Rio de Janeiro são realizados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) e para moradores de outros estados pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).
A solicitação de agendamento para pacientes do município do Rio de Janeiro no SER pode ser feita diretamente nas Unidades Básicas de Saúde onde forem atendidos. Pacientes dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios para solicitar o agendamento. Já moradores de outros estados são encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde e/ou Secretarias Estaduais de Saúde para cadastro na CNRAC.
Os sistemas de regulação gerenciam as vagas disponíveis e definem onde será feito o atendimento, segundo critérios como proximidade com a residência do paciente e complexidade do caso. O objetivo principal é dar mais conforto para o paciente, que não precisará se deslocar por longas distâncias e reduzir as filas de espera.
Caso o sistema de regulação encaminhe o paciente para o INCA, é necessário que ele se apresente na data agendada com: autorização de consulta e exame, original e cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e todos os laudos/exames atuais que comprovem o diagnóstico de câncer.
-
Quem faz o primeiro atendimento?
O primeiro atendimento no INCA é realizado por médicos especialistas, que avaliam cada caso. Após essa análise, e havendo possibilidade de tratamento oncológico (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia), é feita a matrícula do paciente no Instituto, com a abertura do prontuário médico. Quando não há indicação para tratamento no INCA, os casos são reencaminhados, com orientação, às unidades de origem.
-
Onde é feito o tratamento no INCA?
O INCA possui cinco unidades hospitalares no município do Rio de Janeiro:
- O Hospital do Câncer I atende crianças com diversos tipos de câncer e adultos com câncer nas regiões do aparelho digestivo, cabeça e pescoço, tórax, pele, além de prestar atendimento em neurocirurgia oncológica, urologia oncológica, hematologia oncológica, oftalmologia oncológica, radioterapia e braquiterapia. Endereço: Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro. Tel.: (21) 3207-1000.
- O Hospital do Câncer II trata cânceres ginecológicos e do tecido ósseo e conectivo (cirurgia de tumores malignos ósseos e de partes moles). Endereço: Rua Equador, 831 - Santo Cristo. Tel.: (21) 3207-2800.
- O Hospital do Câncer III cuida exclusivamente de doentes com câncer de mama. Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, 274 - Vila Isabel. Tel.: (21) 3207-3700
- O Hospital do Câncer IV admite apenas pacientes encaminhados pelas unidades do próprio Instituto para cuidados paliativos. Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, 274 A - Vila Isabel. Tel.: (21) 3207-3700
- O Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) recebe doentes do INCA ou encaminhados por especialistas de outras instituições. Endereço: Praça Cruz Vermelha, 23 / 7° andar - Centro. Tel.: (21) 3207-1214.
-
Existem outros hospitais no Rio de Janeiro onde pode ser feito o tratamento de câncer?
Sim. Unidades hospitalares federais e hospitais universitários localizados na cidade do Rio de Janeiro, integrantes do Sistema Único de Saúde, assim como o INCA, estão capacitados a tratar pacientes com diagnóstico de câncer, oferecendo tratamento integral. Pacientes provenientes de hospitais federais, hospitais universitários ou de localidades que disponham de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou de Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) deverão ser atendidos no INCA somente em situações excepcionais.
-
Como é feito o primeiro atendimento no INCA?