Notícias
Notícia
Turismo Cívico ganha novo impulso
Visitação Institucional Integrada em Brasília
Brasília celebra a criação do Viibra, grupo de promoção do turismo institucional, que tem a Imprensa Nacional como um dos seus integrantes
Autoridades dos órgãos que compõem o grupo Viibra - Visitação Institucional Integrada em Brasília, reúnem-se nesta quinta-feira, 29 de maio, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, para celebrar o lançamento do sítio www.viibra.gov.br e a recente publicação do Protocolo de Intenções que oficializou o grupo. No evento, serão assinados termos de adesão de novos membros do Viibra e será inaugurada, na sala de exposições do Centro Cultural da Câmara, a exposição permanente “Palácio do Congresso Nacional: Criação e Simbolismo”.
O Viibra é um grupo sem fins lucrativos, formado por representantes de órgãos públicos federais e distritais que desenvolvem programas de visitação em suas sedes e museus. Foi criado para atender ao crescente fluxo de turistas que visitam a capital federal.
Os objetivos do grupo incluem ações conjuntas relacionadas a comunicação, acessibilidade, preservação de patrimônio e acervos, segurança e qualificação de profissionais que trabalham com receptivo nacional e internacional.
O sítio do Viibra direcionará o visitante às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a centros culturais das instituições participantes. Os espaços apresentam acervos históricos, culturais e artísticos que ajudam a contar a história da capital federal e do país. Dissemina-se, assim, a cultura ligada à noção ampliada de cidadania, assegurando o acesso e o reconhecimento dos direitos culturais dos cidadãos.
Compõem o Viibra até a presente data:
- Banco Central do Brasil (Museu de Valores) ;
- Câmara Legislativa do Distrito Federal ;
- Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) ;
- Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
- Correios (Museu Nacional dos Correios) ;
- Imprensa Nacional (Museu da Imprensa)
- Ministério Público Federal (Procuradoria Geral da República) ;
- Ministério das Relações Exteriores (Palácio do Itamaraty) ;
- Presidência da República (Palácios do Planalto, Alvorada e Jaburu) ;
- Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal (Centro Cultural Três Poderes: Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria e Museu da Cidade) ;
- Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Centros de Atendimento ao Turista);
- Superior Tribunal Militar (Museu do STM) ;
- Supremo Tribunal Federal ;
- Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (Memorial TJDFT) ;
- Tribunal Superior Eleitora