Notícias
Arte
Pintores doam gravuras à Imprensa Nacional
Após a exposição de suas obras pela programação dos 215 anos da Imprensa Nacional, os artistas plásticos de Goiânia, ZéCezar e Filomena Gouveia, doaram duas gravuras para o acervo da Casa, desde já sob a guarda do Museu da Imprensa. A mostra, que ficou em cartaz no período de 8 de maio a 13 de junho no Espaço Cultural Machado de Assis (térreo), reuniu 26 obras dos dois artistas internacionais, como iniciativa para os estudos de uma futura Galeria de Artes da Imprensa Nacional.
A tela doada por Filomena Gouveia é uma gravura em linóleo com dimensão total de 27 x 39cm, concebida em 2022 para pensar o cérebro e a coluna cervical. Adota as cores amarelo ouro e outras, dentro da técnica de linogravura em papel japonês. Integra a série Opus 2 – TomosGravura, iniciada em 2013. “Esta gravura representa o diálogo plausível de um povo que se pensa livre em cores e expressões, no ‘amplexo’ afetivo, de abraço, entre o grande povo brasileiro”, define Filomena Gouveia.
ZéCesar presenteou a Imprensa Nacional com uma gravura de 2020, nas dimensões de 50 x 70cm, em preto e branco, pela técnica litografia a seco. Pertence a uma série acerca do tema “metrópolis”, realizada entre 2019 e 2023. Aborda a cidade, particularmente as metropóles, com todas suas particularidades e problemáticas. “Inclui textos, frases e palavras, verso de música brasileira ou de poemas, como uma forma de reflexão e manifestação pública e popular”, descreve ZéCesar.