Notícias
IN premia vencedores do Concurso Nacional Museu da Imprensa
Os estudantes vencedores da 21ª edição do Concurso Nacional Museu da Imprensa de Desenho e Redação – 2023 foram premiados com telefones celulares, em cerimônia ocorrida no Auditório D. João VI da Imprensa Nacional (IN), na manhã da última segunda-feira, dia 18. Familiares, professores, colegas de escola, servidores e colaboradores da IN aplaudiram os autores que melhor exploraram a temática da memória do futebol brasileiro, na figura do Rei Pelé. Os celulares foram patrocinados pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, vinculada ao Ministério da Educação.
Primeiro lugar da categoria de Desenho — tema: Pelé visita o Museu da Imprensa — Alisson Nunes de Souza (5º ano do Ensino Fundamental I) levou seu celular para casa, após recebê-lo da representante do Ministério da Educação na Comissão Julgadora, Ana Luiza de Oliveira Lima Taufick, que também entregou os certificados de participação ao Professor Matheus Castro de Morais e à representante da Escola, Erinalda Carneiro. Alisson Nunes é estudante do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Maria Pereira Braga, da Cidade Ocidental (GO).
O segundo lugar desta categoria seguiu para Maria Julya Nascimento dos Santos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental I do EDUSESC – Taguatinga Norte/DF. O presidente da Associação dos Amigos do Museu da Imprensa e da Comissão Julgadora, professor Trajano Jardim, entregou o celular a Maria Julya e também os certificados à Professora Luciene Ribeiro Dias e à Diretora Elisângela Lima.
Redação I e II — Com a melhor exploração do tema Pelé, o Rei do futebol, Alice Holanda Cavalcante Rossi conquistou o primeiro lugar de categoria Redação I (8º ano do Fundamental II). Estudante do Colégio Jesus Maria José, de Taguatinga (DF), Alice recebeu o celular da representante da Casa Civil da Presidência da República na Comissão Julgadora, Fernanda Cristina Sant’ana Dusse, que também entregou os certificados de participação à Professora Aline Arantes e à representante do colégio, irmã Sabrina Freitas.
A estudante Mariana Martins da Silva Melo, do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio São José – Formosa/Goiás, guardará seu celular pela conquista do segundo lugar de Redação I. A entrega do telefone celular de Mariana coube à representante do Sindicato dos Professores do Distrito Federal na Comissão Julgadora, Danielle de Oliveira Freire, que também entregou os certificados de participação à Professora Eliane Pereira dos Anjos Oliveira e à Diretora Luciana Gomes dos Santos.
Na categoria de Redação II, Ensino Médio, alunas do Colégio São José dominaram a premiação do tema O racismo no futebol. As estudantes do primeiro ano, Heshiley Raissa Silva de Paiva (1º lugar), e do segundo ano, Renata Rodrigues da Silva (2º lugar) receberam seus celulares por intermédio do Diretor-Geral da Imprensa Nacional, Afonso Oliveira de Almeida, e da representante da Associação dos Servidores da IN, Doralice Boaventura, respectivamente.
Saudação do Diretor-Geral — Na saudação de encerramento da cerimônia, o Diretor-Geral da IN, Afonso Oliveira de Almeida, comentou o tema do racismo no futebol e citou as discriminações sofridas pelo jogador Fausto, na década de 1930, quando jogou pelo Vasco da Gama e pelo Barcelona, da Espanha. O Diretor também lembrou do sucesso do jogador Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que atuou nas décadas 1940 e 50 pelo Flamengo e pelo São Paulo, entre outros times. “Leônidas era mais importante que o Presidente da República e Orlando Silva, o grande cantor da época”. Segundo o Diretor-Geral, Zizinho, outro atleta negro de sucesso, foi a grande inspiração de Pelé. “O mundo se assustou com a conquista da Copa do Mundo de 1958, com uma seleção formada basicamente por atletas negros. Pelé começou a ser visto a partir daquela conquista”. Ao concluir, Afonso Oliveira parabenizou a escolhas dos temas do Concurso e a forma como os vencedores responderam ao desafio.
Confraternização — No final da cerimônia, os vencedores e convidados participaram de um lanche gentilmente oferecido pela Associação dos Servidores da IN, no saguão do auditório.