Notícias
CULTURA
Exposição de gravuras na IN vai até 13 de junho
Pela programação dos 215 de atividades contínuas da Imprensa Nacional (IN) a mostra de gravuras para celebrar “O 13 de maio na história do Brasil: 215 anos da Imprensa Nacional”, está aberta à visitação até 13 de junho no saguão do prédio do Órgão. A impressão de gravuras consta dos primeiros trabalhos impressos pela então Impressão Régia, atual IN, a partir de 13 de maio de 1808, data de criação do Órgão por decreto do Príncipe Regente D. João.
A mostra engloba 12 obras dos gravadores Filomena Gouvêa e José César (ZéCésar), residentes em Goiânia. Os dois são professores e artistas que têm dialogado com o público local, nacional e internacional por meio de suas gravuras.
A exposição inclui uma obra de cada artista inspirada em uma referência histórica publicada no Diário Oficial da União como marco do dia 13 de maio e que será doada para o acervo da IN. Esse vínculo é porque ambos pensam em suas obras questões do humano contemporâneo de brasilidade, vinculando suas propostas poéticas a assuntos do cotidiano, como relações sociais, étnicas e estudo do corpo.
A presença dos gravadores no aniversário da IN é um diálogo com as práticas dos artistas e da Instituição. No ofício gráfico, a impressão consiste em importante parte processual, assim como na gravura ao gravar e entintar. Filomena Gouvêa e ZéCésar apresentam suas experimentações gráficas em linguagens de xilogravuras, linogravuras, litografias (tradicionais e contemporâneas) e gravuras em metais, numa relação próxima da tradição gráfica vivenciada na IN desde sua origem.
Curadoria: dra. Rogéria Eler Silva
Doutora em Média-Arte Digital pelas Universidade do Algarve e Universidade Aberta de Portugal, 2016; Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – 2009; Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – 2005; Linha de pesquisa Artes Visuais, Arte e tecnologia na educação, narrativas culturais, transmídia e linguagens midiáticas e formação contínua de professores, comportamento e percepção do indivíduo frente às mídias contemporâneas.
Serviço:
Exposição de gravuras
Visitação até 13 de junho, das 8 às 17h
Local: Saguão do prédio da Imprensa Nacional – Setor de Indústrias Gráficas, quadra 6, lote 800 – Brasília – DF