As modalidades de gestão do SINAPIR – Básica, Intermediária e Plena – são definidas a partir do grau de institucionalização da política de Igualdade Racial em âmbito local e estabelecem as pontuações adicionais dos participantes nos editais de chamamento público da SENAPIR/MIR, gerando bonificação de acordo com o enquadramento de cada uma.
A bonificação se dará em face dos incentivos que estão previstos em sua regulamentação no acesso aos recursos financeiros do Governo Federal, fortalecendo a implementação das políticas de Promoção da Igualdade Racial. Tendo valor multiplicador de 1,5; 2,0 e 3,0 pontos, respectivamente, conforme a modalidade de gestão.
Os órgãos de Promoção da Igualdade Racial com mais autonomia na estrutura administrativa, assim como os entes federados que construírem planos com metas e compromissos, têm sua participação valorizada no Sistema.
A União, representada pela SENAPIR/MIR e pelos órgãos setoriais responsáveis pela execução da política (Ministérios e demais órgãos), já integra o Sistema. A Sociedade Civil participa por meio das suas representações em Conferências, Conselhos, Comitês, Grupos de Trabalhos e outras instâncias, bem como pela execução de projetos específicos de Promoção da Igualdade Racial em parceria com o poder público.
O SINAPIR, a partir do seu crescimento e desenvolvimento, possibilita a cooperação em rede e pactuações entre os participantes.
Participar do SINAPIR é conectar o Ministério da Igualdade Racial ao seu Município. É construir juntas e juntos um projeto de país que tem o enfrentamento ao racismo como centro da política de desenvolvimento.