Rotas Negras
Foi instituído, pelo DECRETO Nº 11.914, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2024, o Grupo de Trabalho Interinstitucional para desenvolvimento do “Programa Rotas Negras”, que será um projeto de desenvolvimento turístico que terá por objetivo promover e valorizar a história, a memória e a cultura afro-brasileira, por meio da criação de roteiros turísticos envolvendo os entes federados aderentes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (MIR) e do Mapa do Turismo (MTur) contribuindo também para a expansão desses Sistemas. O intuito será fomentar o turismo relacionado à cultura negra; a promoção de Políticas da Igualdade Racial; o desenvolvimento econômico, geração de renda e empregos para as comunidades e territórios brasileiros; e a ampliação das noções do turismo brasileiro e de suas modalidades, bem como a oferta de serviços turísticos no país, de modo que sejam direcionados a partir das diversas experiências do povo negro no Brasil, de quaisquer territórios. Será uma forma de destacar a importante contribuição dos negros e negras na formação da sociedade brasileira e promover o reconhecimento da diversidade cultural do país.
As rotas turísticas representam uma oportunidade de divulgar o patrimônio histórico, cultural e artístico das comunidades negras em diferentes regiões do Brasil, desde comunidades de terreiro, quilombolas, quadras de escola de samba e pontos de história e memória da população negra do Brasil.
A população negra é a maior parcela da população brasileira, representando 55,5% do total, segundo dados do IBGE/2023. No entanto, essa consubstanciada parcela da população ainda é sub-representada no setor turístico, no que se refere à oferta de serviços turísticos, na representatividade nas mídias e publicidade e também em quem consome o turismo. Além disso, a presença negra na história do Brasil é, geralmente, ignorada ou minimizada, o que contribui para a falta de acesso à informação e à valorização da cultura e memória afro-brasileira.
Teremos conexão com o Afroturismo, segmento que busca visibilizar, enaltecer e potencializar os patrimônios culturais, memoriais e tradicionais da população negra na formação e no desenvolvimento do Estado brasileiro, promovendo e reconhecendo a diversidade cultural do país, este GTI pensará em roteiros turísticos com reconhecimento do protagonismo da população negra, que os beneficiem, direta e indiretamente.
Reconhecendo a importância da transversalidade das Políticas de Igualdade Racial, a construção da proposta do “Programa Rotas Negras” será uma ação INTERINSTITUCIONAL. Para uma ação mais robusta, eficiente, cuidadosa e respeitosa, as seguintes instituições comporão o Grupo de Trabalho Interinstitucional Rotas Negras, que é coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial: os Ministérios do ‘Turismo’, do ‘Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços’, dos ‘Direitos Humanos e Cidadania’, da ‘Cultura’, , do ‘Trabalho e Emprego’, da ‘Educação’, além da ‘Embratur’, ‘Iphan’, ‘Fundação Cultural Palmares’, e outros pertinentes órgãos que, posteriormente, poderão colaborar na construção e efetivação desse Programa.
Em qual etapa está a iniciativa?
O DECRETO Nº 11.914, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2024 que institui o GTI foi assinado pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, pela Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, pelo Ministro do Turismo Celso Sabino e pelo Vice-Presidente da República e Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin.
Reuniões Mensais do GTI acontecem de forma itinerante nos Órgãos e Instituições que fazem parte do referido GTI.