O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural. De forma transversal, possui 11 eixos de atuação e conta com 217 ações pactuadas com 18 Ministérios.
Foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído por meio do Decreto nº 11.444, de 21 de março de 2023, com a participação de 16 Ministérios coordenados pelo Ministério da Igualdade Racial, com apoio da Secretaria-geral da Presidência.
A partir de um processo democrático de ampla participação, o PJNV foi construído com a escuta de aproximadamente 6.000 jovens negros/as durante a realização das Caravanas Participativas, que percorreram os 26 estados e o Distrito Federal.
Justiça e Segurança
Ceará inaugura adesões estaduais ao Plano Juventude Negra Viva
Ministério da Igualdade Racial também realizou entrega de equipagens para 14 municípios e assinou a adesão estadual ao ao Plano de Gestão Territorial Quilombola
Justiça e Segurança
Comitê Gestor se reúne para discutir ações e metas do PJNV
A 2ª reunião do Comitê marca avanços na discussão sobre a implementação do Plano e conta com a presença de organizações da sociedade civil eleitas