Notícias
Sinapir é um dos temas debatido no encontro realizado para prefeitas, no Palácio do Planalto
Foto: Andressa Almeida/MIR
Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, violência política de gênero e raça e gestão pública municipal comandada por mulheres, foram alguns dos temas debatidos no encontro realizado nesta quarta-feira (22) com as prefeitas participantes da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O encontro contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e das ministras Anielle Franco, Simone Tebet/Planejamento e Orçamento; Marina Silva/ Meio Ambiente; Margareth Menezes/Cultura; Esther Dweck/Gestão e Inovação; Nísia Trindade/Saúde; Maria Helena Guarezi/secretária-executiva do Ministério das Mulheres, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e do secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, André Ceciliano.
A ministra Anielle Franco colocou o Ministério da Igualdade Racial à disposição para que as gestoras públicas possam acessar a política de estruturação dos órgãos e conselhos de promoção de igualdade racial e falou das diversas formas de violência política de gênero e raça que atingem as mulheres, a democracia e a legitimidade de uma disputa eleitoral.
“Essa é uma pauta que atravessa minha família diretamente, o que aconteceu com a Marielle Franco foi feminicídio político e por várias outras mulheres que há seis anos, a gente luta e traz dados com pesquisas do quanto é perigoso a violência política de gênero e raça nesse país. Todas as vezes que estou com muitas de vocês rodando o país, são nesses momentos que a gente se fortalece e reafirma uma luta coletiva”, pontua.
A equipe da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial esteve presente no encontro e apresentou para a gestoras das cinco regiões do país, materiais e informações de como fazer as adesões de seus estados e municípios aos programas voltados para a juventude negra, quilombolas e capacidade operacional dos órgãos e conselhos de estaduais e municipais de igualdade racial.