Notícias
Senapir dialoga com o Coordenador de Políticas para a População Negra do estado de São Paulo
Foto: Dandara Maria/MIR.
Com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), nesta terça-feira (22), a Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, a Diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo, e a Coordenadora Geral de Articulação Interfederativa, Sandra Sena, receberam Robson Silva, Coordenador de Políticas para a População Negra do estado de São Paulo da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, e Sirlene Vanessa de Souza, Presidenta do Grupo Tortura Nunca Mais-Salvador, Bahia.
Dentre as pautas discutidas, a Secretária ressaltou a relevância do diálogo com o estado de São Paulo para a implementação de políticas de igualdade racial. Isso envolve a mudança da modalidade de adesão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que atualmente se encontra na modalidade Básica, bem como a integração dos diversos municípios do estado ao sistema.
"O orçamento precisa ter igualdade racial, precisamos efetivar políticas públicas nas diversas áreas, como a da saúde, educação, em todos os estados, e entendemos que São Paulo tem essa capacidade", enfatizou a Secretária.
A Diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo, explicou ao Coordenador a relevância e os procedimentos necessários para a mudança do estado de São Paulo para a categoria Intermediária ou Plena, além da inclusão dos municípios.
"Os municípios de São Paulo precisam estar no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial para o enfrentamento ao racismo como centro da política de desenvolvimento, além dos acessos preferenciais às transferências de recursos federais: orçamentos, políticas, planos, ações, capacitação e projetos", explicou.
Durante o encontro, o coordenador se colocou à disposição e encaminharam ações que fortalecerão a política de igualdade racial do estado.
Atualmente, fazem parte do Sinapir em São Paulo as seguintes cidades: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Barretos, Botucatu, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mauá, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente e Osasco.