Notícias
Secretária Márcia Lima se reúne com representantes de conselhos estaduais e municipais do Mato Grosso para fortalecimento das políticas públicas de Igualdade Racial
A secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima, se reuniu, na última segunda-feira (3), com representantes de conselhos estaduais e municipais do estado do Mato Grosso para escuta ativa e fortalecimento de políticas públicas de Igualdade Racial.
O encontro ocorreu no Hotel Fazenda, em Caxipó, município de Cuiabá, logo após a abertura da Caravana Participativa para construção do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), realizado no estado da região Centro-Oeste, nos dias 03 e 04 de julho. Criação de editais para comunidade, iniciativas de combate à violência a juventude e ao feminicídio, acesso às universidades para a juventude negra e quilombolas estão entre demandas apresentadas pelos representantes.
Para a secretária Márcia Lima, “embora a Caravana da Juventude Negra Viva esteja no estado para fazer escuta dos jovens, esse momento é muito importante, também, para o Ministério fazer uma escuta mais ampla da sociedade civil, dos conselheiros e pessoas envolvidas com a questão racial. Isso demonstra que a sociedade precisa ser ouvida. Entre todas as questões abordadas ao longo do encontro, a necessidade mais latente é ter espaço de fala e momento de escuta”, destaca.
A conselheira Municipal de Igualdade Racial e da equipe de Diversidade e Educação Étnico-Racial de Várzea Grande, Rosana Arruda, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Estou super empolgada e confiante, pois precisávamos dessa ação, desse movimento há quatro anos. Então, agora é um respirar, um resistir e insistir dessa existência nossa, acreditando que virá forças para pensarmos nessas políticas públicas de empoderamento e consolidação de ações que iniciamos lá no primeiro governo Lula e que foram esfacelados no governo Bolsonaro”, disse.
Representantes do conselho de Igualdade Racial, da Mulher, de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e dos Quilombolas também participaram da reunião.
Caravana Participativa chega a Mato Grosso
A Caravana Participativa para construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva chegou em Mato Grosso, estado do Centro-Oeste, na última segunda-feira, 3, para promover ações de políticas públicas de enfrentamento e combate à violência contra a população jovem e negra e garantia dos direitos. A iniciativa foi realizada no Hotel Fazenda, em Caxipó, município de Cuiabá.
Movimentos sociais e de juventude também participaram da abertura e da continuidade do evento, que se encerra nesta terça-feira (4), e registra as contribuições dos movimentos e jovens para a elaboração do Plano, que deverá ser lançado em novembro deste ano.
Para o, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes de Cuiabá, Leonardo Rondom, 22 anos, a Caravana Participativa reflete a preocupação do governo Lula com a juventude negra. “Ter política pública para valorização e manutenção da vida da juventude negra é uma reivindicação histórica tanto do movimento negro quanto do movimento estudantil, então, essa iniciativa desse governo que foi construído pela sociedade é um indicativo que as demandas da juventude negra têm vão começar a ser atendidas. Aqui, Mato Grosso, onde a maior parte da juventude é negra, é fundamental ter a presença do governo aqui”, afirma,
Além da secretária de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo, do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima, a mesa de abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado e chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Paes, do coordenador-geral de Formulação de Políticas Públicas de Juventude, da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Neilson Marques, do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso, profº Carlos Alberto Caetano, da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, Jandira Andrade, do presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso, Daniel Vitor Abreu, da representante dos Povos de Comunidades Tradicionais, Iyá Joyce Lombarde, superintendente de Esporte de Inclusão da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer, Luiz Tambá, e o representante do Comitê de Povos Quilombolas, Ivo Gregório.