Notícias
COMUNIDADES TRADICIONAIS
Secretaria de Políticas para Povos Tradicionais e Secretaria da Pessoa Idosa unem esforços para fortalecer proteção aos idosos
Foto: Walisson Braga/MIR
Na última semana, representantes da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT) do Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) se reuniram num encontro que marcou o início de uma parceria estratégica para fortalecer as medidas de proteção e cuidado das pessoas idosas pertencentes a comunidades tradicionais.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recentemente lançou o programa "Viva Mais Cidadania", com o objetivo de fortalecer as medidas de proteção e cuidado das pessoas idosas. O programa visa promover mutirões para atendimento e orientações aos idosos, proporcionando acesso a serviços e equipamentos públicos, além de medidas de enfrentamento à violência e disseminação de boas práticas em direitos humanos da pessoa idosa. O lançamento ocorreu em outubro do ano passado.
Neste contexto, a Secretaria da Pessoa Idosa busca uma parceria com a SQPT para integrar pessoas idosas Quilombolas, Ciganas e de Terreiro nas próximas atividades do programa. O Ministério da Igualdade Racial já está realizando trabalhos significativos com as comunidades Quilombolas, como no território Quilombola de Alcântara e Kalunga, além de estar presente nas comunidades ciganas com a caravana Brasil Cigano e nos encontros 'Abre Caminhos pelo Brasil' com o povo de Terreiro e Matriz Africana.
Para a diretora Paula Balduíno, essa ação visa unir esforços dos trabalhos dos Ministérios envolvidos. “O Ministério da Igualdade Racial está desenvolvendo alguns trabalhos no Território de Alcântara e um deles é um TED para desenvolvimento do Turismo Étnico, e essa nova parceria poderá ampliar os trabalhos com os Quilombolas” reforça a Diretora. Já em sua fala, a Diretora Luzi reforça a importância do envelhecer saudável nas comunidades de terreiro e matriz africana “É necessário garantir um envelhecimento saudável e com direitos garantidos para a população idosa de terreiro e matriz africana, pois, para essas comunidades, esse corpo é de grande importância, uma vez que detém a sabedoria. Nas tradições dessas comunidades, o mais velho é sagrado.”
A parceria visa atender os idosos pertencentes a essas comunidades e povos tradicionais, com foco na proteção previdenciária, alfabetização e garantia de envelhecer nos territórios de forma tranquila e digna. Essa união de esforços entre as secretarias demonstra um compromisso conjunto em promover políticas inclusivas e específicas para os idosos pertencentes a comunidades tradicionais, garantindo-lhes condições adequadas para desfrutar da sua velhice com dignidade e respeito.
Na reunião estiveram presentes a Diretora Paula Balduino e a Diretora Luzi Borges da SQPT, juntamente com a Diretoria de Proteção da Pessoa Idosa Symone Maria Machado Bonfim, a Coordenadora-Geral das Políticas de Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade e Discriminação Múltipla Isabelle Ribeiro Barbosa Mirabal e o Coordenador Danilo Vergani, representantes da Secretaria da Pessoa Idosa.