Notícias
Reunião Ministerial do G20 e palestra na Universidade de Columbia marcam agenda final da ministra Anielle Franco nos EUA
Foto: Andressa Almeida
Em seu último dia de agenda institucional em Nova Iorque, a ministra Anielle Franco esteve presente na Sessão de Abertura da Reunião Ministerial do G20, realizada nessa quarta-feira, (25), na sede das Nações Unidas.
O encontro contou com o discurso do presidente Lula sobre o combate à fome, à pobreza, por promoção do desenvolvimento sustentável e pela reforma da governança global, e com a presença de ministros de Estado, do secretário-geral da ONU, António Guterres; do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa e do presidente da Assembleia Geral, Philémon Yang.
Na sequência, a ministra Anielle Franco ministrou uma palestra na mais antiga instituição de ensino superior do estado de Nova Iorque, a Universidade de Columbia, com o tema “ODS 18: um caminho para o desenvolvimento com foco em igualdade racial”. A palestra foi mediada pelo professor e pesquisador da universidade, Paulo Blikstein.
O ODS 18 - da igualdade étnico-racial - abrange metas como eliminar a discriminação étnico-racial, garantir acesso igualitário à justiça, saúde e educação de qualidade, além de promover a memória e o processo de reparação histórica.
“É uma agenda extremamente necessária, que reconhece as disparidades enfrentadas por afrodescendentes, indígenas e outros grupos vulnerabilizados. Foi inspirador poder compartilhar essa iniciativa com a comunidade acadêmica internacional”, enfatizou a ministra.
Antes de retornar ao Brasil, a ministra Anielle Franco participará, ainda, de um encontro com grandes nomes da filantropia mundial, organizado pela Open Society Foundations a fim de subsidiar o apoio à indivíduos e organizações por uma sociedade que promova mais justiça e a igualdade.
G20 – O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo, Uniões Africana e Européia. O Brasil está na presidência rotativa do bloco até novembro deste ano. O discurso do presidente Lula na abertura da Assembleia Geral, refletiu os temas prioritários do Brasil no G20: o combate às desigualdades e à fome, o enfrentamento às mudanças climáticas, a reforma das instituições de governança global a Aliança Global contra a fome e pobreza.