Notícias
Reunião interministerial discute políticas públicas para povos ciganos
A Coordenação de Políticas para Povos Ciganos do Ministério da Igualdade Racial se reuniu entre os dias 12 e 15 de junho com representantes de sete ministérios para articular políticas governamentais voltadas para os povos ciganos das etnias Calon, Rom e Sinti.
Participaram do encontro os Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), das Cidades (MC), do Trabalho e Emprego (MTE), das Mulheres (MM), da Previdência Social (MPS) e a Casa Civil (CC).
Durante o encontro, foram discutidas medidas para a geração de renda, criação de empregos, proteção social, inclusão produtiva e segurança alimentar, além do combate à discriminação étnico-racial e à violência que atinge as comunidades ciganas.
A Coordenação de Políticas para Povos Ciganos também apresentou as demandas resultantes dos primeiros encontros da Caravana Brasil Cigano, que evidenciam a importância de uma articulação interministerial para a implementação de políticas efetivas que atendam às demandas específicas dos povos ciganos. Nesse sentido, outras rodadas de reuniões interministeriais serão realizadas nas próximas semanas, com o objetivo de aprofundar as discussões e buscar soluções conjuntas.
De acordo com Paula Balduino, Diretora de políticas para Quilombolas e Ciganos, a criação de uma rede de cooperação entre os ministérios envolvidos é fundamental para que sejam promovidas ações capazes de melhorar as condições de vida das comunidades ciganas no Brasil. “É necessário trabalhar em conjunto, respeitando a diversidade cultural e étnica desses povos, para garantir o pleno exercício de seus direitos e promover a igualdade de oportunidades. É de grande importância esse diálogo com os ministérios, pois através dessas ações facilitará a construção de programas de políticas públicas efetivas para os povos ciganos”, afirmou.