Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Foto: Freepik
As inscrições para os cursos gratuitos de formação profissional em comércio exterior, voltados para pessoas negras com renda per capita de até dois salários-mínimos, foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (31/3). A iniciativa faz parte do programa Raízes Comex, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Candidatos a partir de 16 anos podem concorrer às vagas que estão distribuídas entre seis cidades: Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Fortaleza (CE), Joinville (SC), Santos (SP) e Itajaí (SC). Ao todo, são 120 oportunidades para qualificação profissional como assistente de serviços de comércio exterior e 20 vagas para o curso técnico na área. Além disso, novas inscrições serão abertas em breve para Recife (PE), que contará com mais 20 vagas.
Para a ministra Anielle Franco, a ampliação do acesso à capacitação profissional é um passo essencial para reduzir desigualdades e aumentar a presença da população negra em setores estratégicos da economia, como o comércio exterior. “Com esse programa estamos garantindo que mais jovens negros tenham oportunidades concretas de formação e inserção no mercado de trabalho”, afirmou.
Durante os cursos serão abordados temas como exportação, importação, despacho aduaneiro e operações logísticas. A capacitação será realizada ao longo do ano em diferentes cidades, priorizando zonas portuárias e aeroportuárias estratégicas.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para ampliar a presença de profissionais negros no comércio exterior, setor que ainda tem baixa representatividade racial, especialmente em cargos de gerência e direção. De acordo com um estudo da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, produzido em parceria com o MIR, pessoas negras ocupam apenas 8,9% dos cargos de diretoria e 21% das posições gerenciais em empresas exportadoras.
Programa – O Raízes Comex tem o objetivo de aumentar a participação de pessoas negras no comércio exterior. Por meio de ações estratégicas, o programa do MDIC, que conta com a parceria do MIR, contribui para reduzir desigualdades históricas e estruturais, conectando jovens negros a carreiras no comércio exterior. Para tanto, são ofertadas oportunidades de capacitação e suporte para o desenvolvimento profissional, visibilidade internacional dos produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros e reconhecimento de empresas que promovam diversidade racial no comércio exterior.
>> Mais informações no link: https://bit.ly/RaizesComexCapacitacao