Notícias
Paraná recebe 6ª Edição dos Encontros Estaduais sobre Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial
- Foto: Lucas Fermin - NCS/SEED -PR
Representantes da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas realizaram, nesta quarta-feira (10), os Encontros Estaduais sobre Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial em Curitiba, no Paraná. O evento teve duração de dois dias e contou com a participação de representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), de órgãos de promoção da igualdade racial e da Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) e Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI).
O encontro reuniu lideranças estaduais da área de educação e da igualdade racial para mapear as iniciativas e políticas que estão implementadas ou em andamento, bem como os desafios enfrentados para sua plena execução. No âmbito da educação, o Ministério procura garantir o ensino da história e da cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei nº 10.639/2003, e promover o acesso e a permanência de estudantes negros em todas as fases do ensino formal.
Vanessa Machado, diretora de Políticas de Ações Afirmativas do MIR, destacou a importância dos encontros como um instrumento de diálogo direto com os estados, “o Paraná demonstra como o engajamento local pode gerar práticas inspiradoras. Nosso objetivo é apoiar essas iniciativas como facilitadores da construção de estratégias voltadas ao fortalecimento, ampliação e implementação de ações afirmativas concretas em cada estado”.
Durante a agenda, a equipe do Ministério realizou a Oficina de Cocriação do Plano de Ação para Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial, na atividade os gestores construíram propostas de diálogo sobre a implementação de ações afirmativas nas escolas de ensino médio e de educação profissional e tecnológica nas universidades estaduais, com vistas à promoção da igualdade racial.
"Essa iniciativa, portanto, não só reforça o compromisso do Governo do Estado do Paraná e do Governo Federal com a promoção da igualdade racial, mas também fortalece a participação cidadã e o respeito à diversidade", afirmou Galindo Ramos, Técnico-Pedagógico no Departamento de Educação Inclusiva da SEED-PR.
Um dos destaques do Encontro foi a participação de Rosane Arminda, professora do estado do Paraná, que compartilhou uma boa prática adotada em sua escola para tornar a biblioteca um espaço mais dinâmico e acolhedor. Seu projeto transformou a biblioteca de sua escola e promoveu atividades que incentivam a leitura e o aprendizado coletivo.
"Este encontro, sem dúvida nenhuma, contribui significativamente para o desenvolvimento de todas as ações e iniciativas que o governo do estado do Paraná tem realizado e, sobretudo, também reafirma esta parceria importante com o Ministério da Igualdade Racial para ampliarmos cada vez mais políticas públicas que atendam a esta parcela da população", destacou Eduardo Filho, Diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais na Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
Ao final das oficinas, os gestores e lideranças que participaram do evento devem apresentar o plano de ação estadual, documento que contém as ações propostas durante o Encontro. O plano será monitorado pelo Ministério e visa contribuir para o compartilhamento de experiências e de práticas exitosas no combate ao racismo no âmbito educacional e estadual.
Os Encontros proporcionam formação, escuta e compartilhamento de boas práticas estaduais. O MIR está levando essa iniciativa para diferentes estados, neste ano ocorreram encontros no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pará e Amazonas.