Notícias
No Julho das Mulheres Negras, MIR e ENAP celebram jornada de encontros sobre essas mulheres no mercado de trabalho
Foto: Nathalia Medeiros/Enap
Durante o mês de julho, celebrando o mês das mulheres negras latinoamericanas e caribenhas, o Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou a Jornada Julho das Mulheres Negras - Mulheres Negras e Mundo do Trabalho. O evento ocorreu de forma híbrida, combinando encontros online e presenciais.
O primeiro encontro aconteceu no dia 11 de julho, com painéis temáticos sobre trajetórias, empreendedorismo e a apresentação de um infográfico sobre mulheres negras no serviço público. As etapas virtuais aconteceram entre os dias 18 e 20 de julho, com discussões sobre cuidado, violência política e trabalho doméstico.
O tema do primeiro episódio foi ‘Trabalho doméstico na contemporaneidade’, tendo como palestrantes a presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Oliveira e Juliana Teixeira, professora da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). Como moderadora a Tatiana Dias Silva, diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (MIR). “A websérie ‘Trabalho Feminino Negro’ faz parte da ‘Jornada Julho das Mulheres Negras’ promovida pelo MIR em parceria com a Enap e tem como objetivo discutir os desafios e oportunidades que se apresentam para mulheres negras em áreas chave no mundo do trabalho, face às mudanças em curso na sociedade brasileira”, afirmou Tatiana Dias.
O tema do segundo episódio da websérie foi “Política de cuidados com mulheres negras”. As palestrantes deste tema foram a chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Cuidados e Família (MDS), Luciana Lacerda Daniel, Neuza Geralda Tito, diretoria de Segurança de Trabalho e Renda (SENAE) e Lucélia Luiz Pereira, chefe de Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (MDHC), e como moderadora, Eloá Silva de Moraes, coordenadora Geral de Políticas para Comunidades Tradicionais (SQPT/MIR).
'Mulheres negras, representação e violência política’ foi o tema do terceiro e último episódio, tendo como palestrantes Gisela Simona, Deputada Federal (União-MT), Leci Brandão, Deputada Estadual (PCdoB-SP), Edênia Alcântara, Vereadora (PDT-MG) e Roberta Eugênio, Secretária-executiva (MIR) e como moderadora, Josiara Barbosa Diniz Leite, chefe da Assessoria Parlamentar (MIR), como palestrantes.
O objetivo primordial da jornada foi dar visibilidade às mulheres negras no mercado de trabalho e valorizar suas contribuições significativas, por vezes invisibilizadas, para a sociedade e a economia.
Durante os quatro dias de evento, mulheres negras de diversos setores profissionais compartilharam suas histórias de sucesso, enfrentamentos e superações.
As discussões abordaram temas fundamentais para o avanço das mulheres negras no mercado de trabalho, como igualdade salarial, oportunidades de ascensão profissional, empreendedorismo e representatividade em cargos de liderança. Essas reflexões foram essenciais para identificar os desafios específicos enfrentados por essas mulheres e, assim, construir estratégias efetivas para promover a igualdade racial no ambiente de trabalho.
O Ministério da Igualdade Racial e a Enap reforçaram o compromisso em desenvolver ações concretas para promover a equidade de gênero e raça no ambiente profissional e, consequentemente, na sociedade como um todo.