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Ministério da Igualdade racial visita Afrotecas em Santarém
Foto: Divulgação Projeto Kiriku
A equipe do Ministério da Igualdade Racial (MIR) visitou as Afrotecas no município de Santarém nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Pará. O projeto é uma forma de ação afirmativa na educação básica que apresenta às crianças uma educação com perspectiva afrocentrada por meio de livros, jogos, brinquedos e instrumentos musicais, todas tecnologias educacionais antirracistas.
A parceria é fruto de um Termo de Execução Descentralizada junto à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que visa fortalecer a iniciativa desenvolvido pelo Projeto Kiriku e ampliar as Afrotecas no município. A secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, destaca que “em diálogo com o projeto das Afrotecas estamos comprometidos com a valorização da cultura e identidade negra entre crianças e jovens negros”.
A assessora especial da Ministra, Josiara Diniz; o chefe de gabinete da Ministra, Luiz Barros; a diretora substituta de Políticas de Ações Afirmativas, Vanessa Machado; e o coordenador de Apoio a Gestão da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas, Rogério Vilela, foram convidados pelo coordenador do Projeto Kiriku, professor Luiz Fernando de França para conhecer as quatro Afrotecas já implementadas em Santarém.
“A visita do MIR aqui em Santarém é muito importante enquanto um processo avaliativo e sobretudo para conhecer de perto as nossas Afrotecas que já estão em funcionamento. É um momento de fortalecimento da parceria e do investimento na educação antirracista”, afirmou o professor.
A equipe realizou visitas às Afrotecas Williyane Melo, Amoras, Lelê e Sankofa. Além de conhecer as Afrotecas já implementadas, os representantes do Ministério visitaram o Campus Tapajós da Ufopa, espaço onde será construída a Afroteca Curumim. Além de fomentar a construção de novas Afrotecas, o MIR também deve acompanhar a implementação das novas Afrotecas que contará com formação para os professores e gestores escolares a partir da metodologia do projeto, bem como, entrega de um acervo de livros apropriados, brinquedos, instrumentos musicais e mobiliário adaptado. As Afrotecas são uma tecnologia educacional Antirracista com grande potencial e que serão acompanhadas pelo Ministério de modo muito próximo.