Notícias
MIR participa de nova edição da Caravana FormaSUS
Foto: Gabriela Costa/MIR
A secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, participou, na manhã desta quarta-feira (19) da mesa de abertura da Caravana FormaSUS. Em Recife, ela ressaltou, durante sua fala, a importância da da cooperação entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Saúde (MS) na construção de um ambiente que acolha as particularidades da população negra.
“Essa parceria tem sido fundamental porque sabemos que a capilaridade da questão racial na saúde é muito forte. Essa pauta é antiga, histórica e é por isso que o diálogo com o MS é tão fundamental e importante”, disse.
Também participaram da mesa de abertura, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto; a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Jessy Dayane; a pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Danielli Dantas; a diretora da Escola de Saúde Pública de Pernambuco, Célia Borges; a deputada Estadual Rosa Amorim (PT) e outras autoridades.
“O tema da saúde, do trabalho e da educação sempre estiveram presentes nas caravanas que fizemos para o Plano Juventude Negra Viva (PJNV) e precisamos atender essas demandas que são prioritárias para os jovens”, acrescentou a secretária ao se referir ao modelo de construção do Plano, que é baseado na escuta, como o Caravana FormaSUS.
Durante o dispositivo de abertura, as autoridades demonstraram a interligação de cada área com a proposta da caravana. Após uma fala da secretária-adjunta Jessy, a secretária Márcia lembrou a importância do acolhimento e permanência de jovens negros nas universidades, especialmente na saúde. “Tenho certeza de que, quanto mais profissionais negros na saúde tivermos, menor será o racismo institucional. Precisamos ocupar esses e os espaços decisórios”, finalizou.