Notícias
MIR participa da divulgação resultados para cor ou raça do censo 2022 em Salvador
Foto: Equipe Senapir
Nesta sexta-feira (22), o Ministério da Igualdade Racial, por meio da secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal e o coordenador-geral da Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão de Informação, Luciano Silva, participaram do lançamento dos resultados do Censo Demográfico 2022, identificação étnico-racial, por sexo e idade, realizado no Pelourinho, em Salvador, Bahia
A divulgação conta com parceiros importantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, como representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e de ministério, como o da Igualdade Racial, do Planejamento e dos Povos Indígenas, além do apoio do Governo do Estado da Bahia e do Olodum.
“Esses esses números são números esperados, pois é através dele que darão o tom no auxílio ao nosso trabalho de Ministério da Igualdade Racial, junto com esse governo, o terceiro governo Lula, apresentar para o Brasil mais ações afirmativas para o povo negro do nosso país. São dados para que a gente possa, de fato, continuar a luta antirracista no nosso país. Estes números servirão para que a gente possa desenvolver políticas de ações afirmativas no Brasil. É isso, unir participantes”, destaca a secretária de Gestão do Sinapir, Iêda Leal
As informações que serão publicadas trazem os dados da população segundo cor ou raça, fundamentais para o conhecimento da diversidade étnico-racial e para o estudo da composição por sexo e idade de cada grupo populacional específico retratado, subsidiando estudos sobre demografia e desigualdades étnico-raciais no País.
A divulgação terá dados disponibilizados com recortes por Grandes Regiões, Estados, Municípios, além da Amazônia Legal como nível geográfico. Os dados poderão ser visualizados em mapas interativos por meio da Plataforma Geográfica Interativa (PGI).