Notícias
MIR fortalece políticas públicas no âmbito do ODS 18 por meio de Memorando de Entendimento com a CEPAL durante missão no Chile

Foto: Thaylyson Lwys
O Ministério da Igualdade Racial firmou uma parceria por meio de um memorando de entendimento com Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da Organização das Nações Unidas (ONU), nessa terça-feira (1º), no Chile.
O memorando foi celebrado durante o evento paralelo ao Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, que discutiu a experiência do Brasil na construção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade Étnico-racial (ODS 18) e as oportunidades para os países membros na agenda racial.
A ideia é realizar ações de cooperação nas áreas de políticas públicas e programas de promoção da igualdade racial e políticas públicas no âmbito do ODS 18 por meio da realização de pesquisas e/ou estudos, organização de seminários, oficinas e fóruns de discussão, atividades de capacitação e outras atividades.
Ao outorgar sua assinatura no documento, a secretária-executiva Roberta Eugênio, explica que durante a missão institucional no Chile, o MIR vem partilhando sua experiência com o ODS 18 proposto pelo Brasil no final de 2023. “Temos contribuído com o debate por meio do fortalecimento das metas e futuramente para os indicadores, trazendo a compreensão de como a igualdade étnico-racial precisa ser considerada de modo central enquanto um vetor de desenvolvimento sustentável”, ressalta.
A diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Silva, destaca que a celebração do memorando de entendimento representa um momento importante para apresentar e transferir a iniciativa para outros países, bem como fortalecer o Ministério da Igualdade Racial junto à diáspora. “É um reconhecimento que a CEPAL faz sobre o ODS 18 e a iniciativa do Governo brasileiro de centralizar a igualdade étnico-racial nas estratégias de desenvolvimento e é um impulso para fortalecer as iniciativas do MIR e da CEPAL sobre os povos indígenas a afrodescendentes”, afirma.
O referido memorando de entendimento terá vigência a partir da data da sua assinatura e terá duração de quatro anos, podendo ser prorrogado até o limite de seis anos.
Agendas bilaterais – Integrante da missão do MIR no Chile, o secretário nacional de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Júnior, teve um encontro bilateral na noite desta terça-feira (2) com o enviado especial do primeiro-ministro das Ilhas Virgens Britânicas, Benito Wheatley. A conversa foi logo após o Evento Paralelo 'Igualdad Étnico-Racial y la Agenda 2030: panorama de América Latina y el Caribe y lainiciativa de Brasil del ODS18', do qual o secretário também participou.
Na ocasião, o primeiro-ministro manifestou a admiração do governo das Ilhas Virgens Britânicas com relação aos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério da Igualdade Racial no Brasil.