Notícias
MIR destina 1,9 milhão ao CNPq para parceria que garante bolsas de pesquisa em 17 Universidades
Foto: Freepik
O Ministério da Igualdade Racial por meio da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas, investiu R$1.994.300,00 para implementação de 259 bolsas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF). As bolsas são destinadas aos alunos negros, tem o valor de R$700,00 e duração de 11 meses.
O Programa Institucional de Iniciação Científica Ações Afirmativas, foi criado em 2009 pelo CNPq em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), estabelecendo ações afirmativas para o Programa Institucional de Iniciação Científica. A Diretora de Políticas de Ações Afirmativas, Anna Venturini, destacou a importância do programa para a democratização do acesso à pesquisa.
"O PIBIC-AF é uma política essencial e complementar às ações afirmativas nas universidades, pois abre espaço para que estudantes de graduação que ingressaram por ações afirmativas tenham um primeiro contato com a pesquisa e a cultura científica. O programa também contribui para a permanência desses estudantes nas universidades, já que os valores (reajustados no início de 2023) podem auxiliá-los com despesas diversas que, muitas vezes, são essenciais para sua manutenção nos cursos", disse.
O programa se destina a formação técnico-científica de estudantes de graduação, ampliando o acesso de estudantes beneficiados pelas políticas de ações afirmativas, no caso do PIBIC – AF os alunos são selecionados através de chamadas públicas a cada dois anos.
As 17 universidades beneficiadas pelo recurso são: Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal do Amapá.