Notícias
Ministra Anielle Franco participa do ato “abraço à democracia”
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, integrou as celebrações realizadas nesta quarta-feira (8), no Palácio do Planalto em homenagem à vitória da democracia contra os ataques ocorridos há dois anos. As cerimônias, organizadas no Salão Nobre, reuniram autoridades dos três Poderes, além de lideranças da sociedade civil e de movimentos sociais.
Anielle Franco destacou a gravidade dos acontecimentos de 2023, classificando-os como uma tentativa de abalar as instituições democráticas do país. “Há dois anos, o Brasil enfrentava um dos ataques mais graves à sua democracia. Essa foi uma agressão às instituições e uma tentativa falha de destruir o sistema democrático brasileiro. Hoje, seguimos firmes na luta por memória, justiça e pela punição de todos os responsáveis por esse atentado contra o nosso país. Todo dia é dia de defender a democracia.”
Patrimônio público e histórico – Vinte e uma obras de arte, entre pinturas, esculturas e artefatos voltaram para o acervo da Presidência da República. Entre elas, duas peças que viraram símbolo da invasão ao Palácio do Planalto. A primeira, é o relógio de mesa suíço do Século XVII, presente da Corte Francesa para Dom João VI, que foi destruído por um manifestante golpista. E o quadro do artista Di Cavalcanti, "As Mulatas", que sofreu sete punhaladas durante os ataques.
Após a cerimônia no Salão Nobre, o presidente Lula e de outras autoridades participaram do ato na Praça dos Três Poderes, onde movimentos sociais organizaram o simbólico “Abraço à Democracia”.
As atividades marcam um momento de união em defesa do respeito às conquistas democráticas do Brasil.