Notícias
COMBATE À VIOLÊNCIA POLÍTICA
Ministra Anielle Franco defende aprovação do PL que institui o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política na Câmara dos Deputados
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, nesta terça-feira (5), de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante fala de saudação aos presentes, a ministra pediu apoio da Casa para a aprovação do projeto de lei que institui a data do 14 de março como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça.
“Sempre que adentro esta Casa, nunca posso deixar de citar a violência política que assola. Estamos a nove dias de completar seis anos do feminicídio politico de Marielle Franco, que segue sem respostas. Muitas vezes usamos esse espaço para trazer pedidos de justiça e ecoar o legado da Marielle, que é um legado plural e diverso”, iniciou a ministra.
“Temos estado em contato com vários parlamentares, semana passada tivemos um café da manhã e foi um momento de muita troca, onde pedimos cada vez mais o acompanhamento ao PL de Cotas e ao PL do Dia de Enfrentamento à Violência Política, Marielle Franco, que será votado em breve nessa casa, e a gente já aproveita para pedir esse apoio”, disse ela.
O projeto foi criado pelo poder executivo em 2023 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a violência política de gênero e raça e apensado ao PL 6366/2019, e encontra-se pronto para votação na Câmara. Ao estabelecer este dia, espera-se que mais ações sejam tomadas para combater a violência política e promover a igualdade de direitos.