Notícias
Ministério da Igualdade Racial visita Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.
Foto: Pedro Morais
A secretária do Sitema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, esteve na sexta-feira, 21, na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) em Salvador para uma visita técnica com diálogos sobre criação e fortalecimento de políticas de igualdade racial.
Iêda Leal dialogou com a secretária da Sepromi, Ângela Gomes, sobre a consolidação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e o fortalecimento das gestões municipais de igualdade racial. Também pontuaram estratégias de reconstrução das políticas de igualdade racial no Brasil e falaram sobre a experiência do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela na Bahia.
“Foi uma visita produtiva para entendermos todo o procedimento de receber, encaminhar e acompanhar toda e qualquer denúncia de discriminação racial ou de violência que tenha por fundamento a intolerância racial ou religiosa”, pontuou a secretária Iêda Leal.
Ela ainda destacou a disposição que a secretaria tem interesse em expandir o trabalho do Centro, que conta com profissionais multidisciplinares, como advogados, psicólogos e bibliotecários.
Vinculado à Secretaria (Sepromi), o Centro Nelson Mandela oferece apoio psicológico, social e jurídico a vítimas de racismo e intolerância religiosa na Bahia, desde dezembro de 2013. Além disso, é uma das portas de entrada dos casos acompanhados pela Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, composta por instituições do poder público, universidades federais e estaduais, órgãos que formam o Sistema de Acesso à Justiça e um conjunto de organizações da sociedade civil de Salvador e do interior. A unidade também dispõe de uma biblioteca Carolina de Jesus, especializada em relações étnico-raciais e espaço para encontros sobre a temática.