Notícias
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ministério da Igualdade Racial realiza primeiro evento formativo sobre o Programa Federal de Ações Afirmativas
Foto: Gabriela Costa
Nesta segunda-feira (6), o Ministério da Igualdade Racial realizou junto ao Comitê Gestor do Programa Federal de Ações Afirmativas o evento “Diálogos sobre Ações Afirmativas” para apresentar estratégias do Programa que visa promover direitos e a equiparação de oportunidades na administração pública federal, com foco em populações negra, quilombola, indígena, pessoas com deficiência e mulheres.
A mesa de abertura contou com a participação dos membros do Comitê Gestor do Programa, estiveram presentes a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, o Diretor de Relações Institucionais na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José, a Diretora de Programa do MGI, Anna Venturini, o Assessor Técnico da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Marcos Fábio, a Diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, a Coordenadora-geral de Articulação de Políticas Educacionais Indígenas Altaci Kokama do MPI, a Coordenadora-geral de Áreas Transversais, Multissetoriais e Participação Social, Danielle Cavagnolle Mota e a Deputada Federal (PSOL/MG), Célia Xakriabá.
Durante o evento os representantes destacaram a importância da implementação do Programa Federal de Ações Afirmativas pelos Ministérios e seu acompanhamento ao longo dos anos de execução. Os participantes também conhecerem algumas das ações afirmativas implementadas pelos Ministérios representados e compartilharam suas expectativas quanto ao desenvolvimento da política.
A respeito da importância do envolvimento de todos neste Programa, a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, destacou “as ações afirmativas não são um problema apenas dos grupos favorecidos e beneficiários dessa política, elas são um problema da sociedade brasileira. Portanto, da gestão pública do Brasil”.
A conversa sobre o tema terá continuidade com uma atividade formativa voltada para os servidores públicos indicados como pontos focais do PFAA de cada órgão, que ocorrerá no dia 08 de maio de 2024, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).