Notícias
Ministério da Igualdade Racial promove encontros com representantes da União Africana e UFBA
- Foto: Ascom UFBA
Cumprindo uma série de agendas bilaterais, no âmbito da 6ª Conferência da Diáspora Africana nas Américas, a ministra da igualdade racial, Anielle Franco, se reuniu em Salvador com a vice-presidente da União Africana (UA), Monique Nsanzabaganwa, nessa sexta-feira (30) para dialogar sobre o estabelecimento de Memorando de Entendimento a ser celebrado entre o MIR e o Comissariado para Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social.
O objetivo do memorando é propiciar a socialização de conhecimentos e de políticas culturais que possam contribuir com um maior conhecimento sobre a história e cultura africana no Brasil, por meio de intercâmbios para a capacitação de docentes, de profissionais da área de fomento e integrantes de movimentos sociais em áreas como tradições orais, línguas africanas, audiovisual e cinema.
Na agenda, também incluiu um encontro com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, onde a ministra Anielle Franco apresentou duas iniciativas apoiadas pelo MIR. A primeira refere-se ao fomento das ações do Termo de Execução Descentralizada nº 22/2023, firmado entre MIR e UFBA, que investirá 500 mil reais no aprimoramento da atenção psicossocial de mães e familiares de vítimas de violência no estado.
A segunda, é o Programa Afrotecas – iniciativa realizada por meio de parceria do MIR com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que tem por objetivo a implementação de espaços permanentes para acolher, ler, cuidar, brincar e educar crianças em perspectiva antirracista e afrocentada. A ideia é impulsionar a transferência de tecnologia para o estado da Bahia.
A agenda da 6ª Conferência da Diáspora Africana nas Américas, se estenderá até sábado (31), quando a ministra Anielle Franco recepcionará as delegações internacionais ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e participará da celebração do Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas.
União Africana (UA): é um órgão continental composto pelos 55 estados membros que compõem os países do continente africano. Foi lançado oficialmente em 2002 como sucessor da Organização da Unidade Africana (OUA, 1963-1999). A UA é composta por oito comissariados, que são os seguintes: Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social; Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável; Desenvolvimento Econômico, Turismo, Comércio, Indústria, Mineração; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Energia; Assuntos Políticos, Paz e Segurança; Mulheres, Gênero e Juventude, Sociedade Civil e Diáspora.