Notícias
Ministério da Igualdade Racial inicia reuniões de Diagnóstico Participativo para o fortalecimento do Sinapir
Foto: Dandara Maria/MIR;
Como está a política de Igualdade Racial nas cidades e estados? Essa foi uma das perguntas norteadoras dos encontros on-line e de escuta do Diagnóstico Participativo, que começou na última terça-feira (20) e segue até o dia 28 de junho.
Os encontros têm o intuito de dar os primeiros passos para a rearticulação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - Sinapir, com as equipes de gestão e pessoas envolvidas com as Políticas da Igualdade Racial nos estados e municípios.
A primeira reunião contou com a participação de mais de 128 pessoas de unidades que fazem parte da modalidade Básica da adesão ao Sinapir. Nesta quarta-feira (21), foi realizada a escuta com a modalidade Intermediária. Já na quinta-feira,(22), às 14 horas, está previsto o diálogo com modalidade Plena, e por fim, no dia 28 de junho, o encontro será com as cidades e Estados que ainda não fazem parte do Sinapir, mas manifestaram interesse.
O objetivo é estabelecer relações com os entes federados, bem como fazer o acompanhamento e monitoramento da expansão do sistema aos 5571 municípios do Brasil. Ao todo, serão realizadas mais três reuniões, divididas por modalidades, que são elas: Intermediária, Plena e Manifestações de Interesse.
Na abertura do primeiro encontro, foi apresentado o vídeo Institucional de boas vindas da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, logo após, a Secretária de Gestão de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, saudou todas e todos que estavam presentes e enfatizou a importância do primeiro diálogo para diagnosticar e entender como está a política de igualdade racial nos municípios.
“Nós estamos aqui para dizer que nós queremos um Brasil diferente. Então, a manifestação e a presença de vocês hoje nesta sala remotamente, junto com toda a equipe da Secretaria, significa que avançamos e significa mais ainda, qual esse Brasil que queremos”, afirmou a secretária.
A secrertária destacou, ainda, a tarefa fundamental de organizar e articular o compromisso das políticas de igualdade Racial, por meio do Sinapir. “Precisamos dar continuidade com o legado das pessoas que vieram antes de nós, precisamos dar conta, somos mais de 5 mil municípios, precisamos de vocês”, convocou.
Durante o encontro, as diretoras à frente da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Isadora Bispo e Tatiana Dias, se apresentaram e colocaram à disposição aos gestores e conselheiros . Na ocasião, a diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo, disse que é um momento importante para a consolidação da política pública dos municípios e estados.
“Com essa articulação, estamos formando uma teia na construção e desenvolvimento de um país sem racismo. Há necessidade de avançarmos para a gente construir o próximo passo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Por isso, nós estamos chamando esse encontro aqui como Diagnóstico Participativo”, destacou a diretora .
Já a diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Dias, contou que é um momento oportuno para entender quais são os indicadores e o monitoramento da política e como ela se localiza. Tatiana abordou, ainda, o FIAR, Formação de Iniciativas Antirracistas, que o Ministério da Igualdade Racial tem desenvolvido junto com a Escola Nacional de Administração Pública, para servidores públicos, que vai abranger também aos gestores.
“Nossa intenção é fornecer subsídios e informações para atuação prática para quem se encontra na gestão local. Então, para isso a gente vai estar sempre. Esperamos a colaboração de todos e todos nesse processo”, frisou.
Além disso, foram apresentadas as chamadas para a Adesão Sinapir; o Formulário do Diagnóstico; Rotas Sinapir em movimento – as importâncias das Visitas Técnicas, entre outros serviços.
Os estados e municípios que desejam participar das reuniões de escuta do Diagnóstico Participativo,mas ainda não aderiram ao Sinapir, precisam preencher o formulário manifestação de interesse neste link https://bitlybr.com/vJuJy3.
SINAPIR
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial, tem a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), do Ministério da Igualdade Racial (MIR), como o órgão responsável pela sua articulação ministerial, implementação e coordenação central, em ações conjuntas interministeriais e intersetoriais.
O Sinapir conduz o exercício do enfrentamento do racismo e da consolidação da promoção da igualdade da racial, na perspectiva de uma política de Estado perene, sustentável, democrática e participativa. O seu desenvolvimento se dá pelo compromisso dos(as) gestores(as) e dos entes federativos, órgãos do Governo Federal, Legislativo, Judiciário e sociedade civil organizada.
As suas ações referem-se desde projetos estruturantes, formativos, transversais e descentralizados até uma denúncia de crime racista, com a sua recepção, atendimento jurídico e aplicação de leis e políticas públicas antirracistas, garantindo a diminuição das desigualdades raciais nos diversos segmentos da sociedade brasileira.