Notícias
Ministério da Igualdade Racial e Ministério do Esporte firmam parceria para realização da Copa Nacional de Futebol Quilombola
Foto: Walisson Braga/MIR
Secretário Ronaldo Santos, do Ministério da Igualdade Racial (MIR), e o Secretário Paulo Henrique Cordeiro, do Ministério do Esporte (MEsp), se reuniram nesta segunda-feira (18), para dialogar sobre a 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola. O projeto tem como objetivo promover a visibilidade das comunidades quilombolas, utilizando o futebol como ferramenta de integração social, combate ao racismo e à discriminação de gênero.
A parceria entre o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério do Esporte é fundamental para o sucesso da Copa Nacional de Futebol Quilombola, uma vez que as pautas desses órgãos se complementam. O Secretário de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, mostrou-se interessado em colaborar para tirar esse projeto do papel, reconhecendo sua importância e relevância para as comunidades quilombolas.
O Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT), Ronaldo dos Santos, destacou a importância de ampliar o debate sobre o racismo no esporte, ressaltando que o "esporte sem racismo vai muito além e a gente discute muito pouco sobre isso. A falta de debate sobre esse tema crucial limita nossa compreensão do papel transformador que o esporte pode desempenhar na promoção da igualdade racial".
Além dos secretários, participaram da reunião o Coordenador-Geral de Políticas para Quilombolas, Rozembergue Dias, a Coordenadora de Projetos, Estela Aguiar, o servidor Pedro Couto, pelo MIR, e o Chefe de Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, Denis Rodrigues.
O Secretário destacou ainda a presença de quilombolas em 24 estados brasileiros, em cerca de 1.672 municípios, sendo que o evento pretende romper ciclos de invisibilidade quanto à existência dessas comunidades, bem como, de seus modos de vida.
Assim, o Ministério da Igualdade Racial, por meio da SQPT, decidiu ampliar o alcance do evento este ano, promovendo uma etapa nacional da Copa Quilombola. Para concretizar essa iniciativa, foram realizadas diversas rodadas de conversas com gestores esportivos das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, especialmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e Pará. Nessas conversas, os gestores demonstraram compromisso e engajamento com a causa.
A proposta é que os estados realizem suas seletivas estaduais, garantindo a participação das comunidades quilombolas locais, enquanto o Ministério da Igualdade Racial ficaria responsável pelas etapas nacionais do evento. Essa ação não apenas contribui para a visibilidade do esporte nessas comunidades, mas também promove a inclusão e o reconhecimento dos talentos locais em âmbito nacional.
A Copa Quilombola Nacional representa mais do que uma competição esportiva, é uma poderosa ferramenta de promoção da igualdade racial e inclusão social. Por meio do diálogo e da colaboração entre diferentes esferas do governo, essa iniciativa busca construir um cenário esportivo verdadeiramente diversificado e inclusivo, onde todas as comunidades tenham a oportunidade de se destacar e serem reconhecidas.