Notícias
COMBATE AO RACISMO
MIR destaca enfrentamento ao racismo para desenvolvimento econômico na Cúpula Social do Mercosul
Foto: Luna Costa/MIR
A participação social e enfrentamento do racismo para o desenvolvimento econômico foram destacados pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) na Cúpula Social do Mercosul que aconteceu nesta segunda-feira (04) no Museu do Amanhã, região portuária do Rio de Janeiro.
O foco da Cúpula é estimular a participação social e reunir representantes da sociedade civil dos países do Mercosul para discutir assuntos importantes para a região. A ministra Anielle Franco e a secretária executiva Roberta Eugênio estão no evento para debater a equidade de raça e gênero, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e educação, além de apresentar o trabalho do MIR.
“Desde o início o Governo Federal vem trazendo a participação social de uma forma muito marcante e todos os fóruns vêm sendo fortalecidos, não começa aqui hoje. A participação da sociedade civil dentro desses espaços de poder é extremamente importante para entender as demandas mais fundamentais", pontuou a ministra.
O encontro precede a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que deve acontecer na quinta-feira (7) e reúne autoridades de todos os países do bloco econômico.
Depois de uma pausa de sete anos, com início em 2016, a Cúpula Social volta a acontecer presencialmente, reunindo cerca de 300 representantes dos países do bloco econômico para discutir o fortalecimento da democracia e da economia na América do Sul.
“O desenvolvimento econômico que todos os blocos de países almejam se dará com enfrentamento ao racismo e a xenofobia, às raízes das desigualdades e da exclusão social. Sem isso, não há desenvolvimento. Não cabe mais às grandes lideranças sul-americanas negligenciar o custo econômico da descriminação e da exclusão racial”, finalizou Anielle Franco.