Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) realizou, nesta quinta-feira (27), um encontro virtual ‘O ODS 18 e a gestão municipal’ com gestores do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Reunindo mais de 160 participantes, a reunião abordou a estrutura de governança e as metas e indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18, que busca promover a igualdade étnico-racial.
Secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), Clédisson Júnior saudou a iniciativa e os gestores presentes. “Que o dia de hoje seja proveitoso e possamos estabelecer maior conexão e engajamento, considerando os desafios que cada um enfrenta em seus municípios. Que possamos avançar na construção de uma agenda de igualdade étnico-racial, com responsabilidade social e desenvolvimento econômico sustentável.”
Sandra Sena, diretora de Igualdade Racial do município de São Cristóvão (SE), enfatizou a importância do envolvimento das prefeituras. "O ODS 18 pode ser uma salvação para essa pauta. É fundamental que os prefeitos compreendam seu papel e integrem as metas em todas as secretarias municipais", destacou.
Tatiana Dias, diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação do MIR, destacou a importância de fortalecer a articulação entre governos e sociedade civil para garantir a efetiva implementação das metas étnico-raciais. A diretora lembra que o ODS 18 faz parte da Agenda 2030, "que não é uma agenda apenas governamental, mas da sociedade brasileira. Atualmente temos uma grande participação de organizações da sociedade civil liderando debates fundamentais no âmbito dos ODS", compartilhou.
Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Maria do Carmo dos Santos apresentou o Observatório do ODS 18. Juntamente com a pesquisadora Inalda Beder, ela explicou que a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério e a UFSB. As duas detalharam os objetivos e o funcionamento da instituição, além de compartilharem dados já coletados sobre a implementação da agenda racial no país.
Para Maria do Carmo, os ODS são um instrumento essencial para orientar políticas públicas e demandam um esforço conjunto dos governos. "Queremos repactuar esse compromisso, levando em conta o Sinapir e, internacionalmente, reafirmar essa relevância. Toda a estratégia será construída de forma participativa", afirmou.
Durante o encontro, foram apresentados exemplos de monitoramento e avaliação, incluindo a Plataforma ODS Racial, ferramenta que permite às instituições acompanharem o cumprimento das metas estabelecidas. Além disso, foram apresentadas formas pelas quais os governos e organizações podem se engajar na iniciativa.