Notícias
Ministério da Igualdade Racial chega a Cabo Verde em missão para o Programa Caminhos Amefricanos
Foto: ASCOM UniCV
Nesta quarta-feira (03), começa a agenda da equipe do Ministério da Igualdade Racial (MIR) na Universidade de Cabo Verde, em Cabo Verde. O objetivo da viagem é aprofundar o diálogo com a instituição para realização do intercâmbio do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul. A comitiva é composta pela Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), Márcia Lima, e pelo Diretor de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva.
A agenda que tem duração até sexta-feira (05), conta com reuniões com o reitor Prof. Dr. José Arlindo Barreto e sua equipe, bem como visitas técnicas nas instalações da Universidade. Também vão participar das reuniões membros da equipe do diretor Yuri, como a coordenadora-geral Kátia Régis, a chefe de divisão Iyaromi Ahualli e o coordenador Adriano Fiúza.
A Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, destacou a importância dessa missão, “estamos trabalhando para aproximação e diálogo entre os países africanos, latino-americanos e caribenhos oportunizar experiências internacionais a discentes negros de todo país.”
A Universidade de Cabo Verde é o destino dos estudantes selecionados na segunda edição do Programa. A viagem é parte do cronograma e planejamento de atividades que dão encaminhamento a parceria entre as duas instituições para o recebimento dos discentes selecionados.
“Entender as semelhanças e, também, as diferenças que nos aproximam como povo negro na Diáspora e no continente africano enriquece essa iniciativa de intercâmbio proposta pelo Governo Brasileiro por meio do Ministério da Igualdade Racial”, afirma o Diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva.
A edição do Programa voltada para Cabo Verde está com edital aberto e os discentes podem fazer a inscrição até o dia 27 de abril, através do site da Capes. Serão 50 bolsistas contemplados para o intercâmbio de quinze dias de duração.
Sobre o Programa
O Programa de Intercâmbios Sul-Sul Caminhos Amefricanos é uma iniciativa do Ministérios da Igualdade Racial, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Educação que visa promover intercâmbios para o fortalecimento de uma educação antirracista, a partir da troca de experiências, conhecimentos e políticas públicas em países africanos e afrodiaspóricos para docentes e estudantes de licenciatura. Os países contemplados no primeiro ano do programa serão Cabo Verde, Colômbia e Moçambique e os intercâmbios devem ter início em 2024.