Notícias
Ministério da Igualdade Racial anuncia políticas de enfrentamento ao racismo ambiental nos Diálogos Amazônicos, em Belém
Foto: Reprodução/Amazônidas
Para avançar em políticas no âmbito da Amazônia negra e contra o racismo ambiental, o Ministério da Igualdade Racial participa, entre os dias 4 e 6 de agosto, do Diálogos Amazônicos, na cidade de Belém, no Pará. O evento tem ampla participação da sociedade civil e busca estratégias eficientes para a preservação da Amazônia Legal.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79,3% da população que ocupa a Amazônia Legal é negra. Dados do Censo quilombola apontam que o Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas em 1.696 municípios e um terço dessas população, cerca de 32,1%, ocupam a região amazônica, o que se converte em mais de 426 mil pessoas.
“Quando as comunidades conseguem o direito ao seu território, elas também preservam o meio ambiente e combatem as emergências climáticas. Entendemos que essa é uma agenda de combate ao racismo ambiental e de promoção da justiça climática”, destaca a ministra Anielle Franco.
O Diálogos Amazônicos conta com atividades organizadas pela sociedade civil e por órgãos do governo federal. O evento é parte da Cúpula da Amazônia, um dos mais importantes encontros de chefes de Estado dos Países que fazem parte da floresta.
No evento, o Ministério da Igualdade Racial promove a plenária “Amazônias Negras: Racismo Ambiental, Povos e Comunidades Tradicionais” no domingo (06), no Hangar do Centro de Convenções de Belém. Lá, será assinada a portaria do MIR que institui o comitê de Monitoramento em Defesa da Amazônia Negra e Enfrentamento ao Racismo Ambiental.
As consequências da degradação ambiental atingem mais violentamente a população negra e os povos e comunidades tradicionais, o que se configura como racismo ambiental. Nesse contexto, a plenária será um espaço para desenvolver o diálogo entre organizações da sociedade e governos dos países amazônicos sobre os principais desafios relacionados às diversificadas populações negras da região.
No sábado (05), Anielle Franco e Marina Silva participarão do “Encontro Mulheres pelo bem-viver: justiça climática e combate às desigualdade”. Mais tarde, no mesmo dia, as ministras ministras também participam do encontro com cerca de 50 lideranças quilombolas.
Na manhã de sexta (4), a secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio, se reuniu com a secretária adjunta de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Edilza Fontes. As duas equipes definiram a assinatura de um acordo de cooperação com foco em comunidades quilombolas e na ampliação de órgãos de promoção da Igualdade Racial nos municípios do estado do Pará.
Os debates da programação do evento passam por diversos eixos temáticos, como mulheres, povos tradicionais, juventude, ciência e tecnologia, entre outros. Os resultados das plenárias serão apresentados na Cúpula da Amazônia, um dos mais importantes encontros de Chefes de Estado dos países que fazem parte da floresta.
SERVIÇO
Diálogos Amazônicos
Local: Hangar Centro de Convenções - Belém, Pará
Data: 4 a 6 de agosto
Plenária 6 - Amazônias Negras: Racismo Ambiental, Povos e Comunidades Tradicionais
Local: Hangar Centro de Convenções - Belém, Pará
Data: 6 de agosto
Horário: 13h
Inscrições: bit.ly/plenaria6-dialogos